FIEC inicia construção coletiva da visão de futuro para a Segurança Pública no Ceará

Representantes do meio acadêmico, governo, terceiro setor e setor produtivo se reuniram nesta terça-feira (24/7) na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para pensar, discutir e construir uma visão de futuro para a segurança pública do estado no horizonte de 2025. O painel de especialistas é uma das etapas da Rota Estratégica da Segurança Pública, uma iniciativa da FIEC que integra o Programa para Desenvolvimento da Indústria, e segue até amanhã (25/7). Ao final, será elaborado um documento com as trajetórias possíveis e desejáveis para a segurança no Ceará que será entregue à sociedade e apresentado aos candidatos ao Governo do Estado das próximas eleições.     

O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes. Ele destacou que não há desenvolvimento econômico sem um ambiente de paz, já que a falta de segurança e a criminalidade afetam diretamente a competitividade e a produtividade das empresas. “Esse problema não é privilégio do Ceará. É um problema de ordem nacional e que temos que estancar. Que nós sejamos precursores nesse trabalho, saindo de um ambiente difuso para um ambiente convergente do nosso pensamento, da nossa inteligência, concentrando num só documento toda a postura que a gente tem que adotar para termos um estado referência nessa área”, afirmou.

A vice-governadora Izolda Cela participou do início dos trabalhos e contou que o governador Camilo Santana, desde o momento em que o presidente Beto Studart apresentou a proposta de criação da Rota da Segurança Pública, elogiou a iniciativa ao entender a importância dessa contribuição. “A Rota Estratégica da Segurança Pública é um exemplo muito valioso da lógica e do espírito que o Pacto por um Ceará Pacífico pretende induzir. O pacto estimula essa participação, esse envolvimento e corresponsabilidade para o enfrentamento dessa problemática, aumentando as chances de enfrentamento com alguma perspectiva de sucesso”, frisou.       

A gerente do Observatório da Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP), Marília de Souza, conduziu as discussões e ressaltou o valor do ineditismo da iniciativa do Ceará. De acordo com ela, o Ceará apresenta um contexto propício para o surgimento da rota, especialmente pela parceria da FIEC com o Governo do Estado. A gerente informou que a Rota deverá ser concluída e lançada em setembro e, em função do período em que está sendo entregue, será apresentada aos candidatos ao Governo do Estado, buscando deles o comprometimento para com o projeto de segurança para o estado que será traçado no trabalho. 

Sobre as Rotas Estratégicas
O projeto Rotas Estratégicas Setoriais faz parte do Programa para o Desenvolvimento das Indústria e sinaliza rumos para a construção do futuro, com horizonte temporal de 2025, para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Ceará. Já foram estruturadas 13 rotas envolvendo várias áreas como saúde, bens de consumo, agroalimentar, entre outras. A Rota da Segurança Pública é a 14ª e o Ceará é o primeiro a fazer esse trabalho.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA