Evento sensibiliza empresários para aderirem a políticas de incentivos fiscais

O Grupo de Trabalho de Incentivos Fiscais, liderado pelo Conselho de Responsabilidade Social (CORES) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), promoveu na manhã de hoje hoje (23) um almoço com empresários com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância de destinar parte do pagamento de seus impostos à cultura e ao esporte.

Por meio dessa política econômica, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das empresas, para fomentar a execução de iniciativas culturais e esportivas. A destinação é feita pela própria empresa, que pode escolher os projetos e causas que desejar investir e potencializar.

O encontro aconteceu na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com o apoio da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio) e do Governo do Estado do Ceará.
“Nós, empresários, muitas vezes temos receio de que isso possa trazer alguma complicação para o nosso cotidiano. Mas devemos afastar essa mentalidade, pois o que existe é uma verba que podemos utilizar em projetos de inclusão social”, motivou Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza. 

“Com frequência sou questionado de o porquê de muitas empresas ainda não terem aderido a essas políticas. Acredito que ainda falta conhecimento sobre os mecanismos existentes. É por isso que realizamos esses eventos, que nada mais são que convites ao empresariado, para conhecer e abraçar algum projeto”, afirmou Luis Carlos Sabadia, membro do Conselho de Responsabilidade Social da FIEC e diretor do Museu da Indústria.

Segundo Sabadia, em breve, o GT de Incentivos Fiscais promoverá uma rodada de negócios entre projetos aprovados nas leis de incentivo e empresários. “O encontro entre eles poderá ser um ótimo pontapé”, disse.

Saiba mais

Participaram do almoço os secretários de Cultura e de Esporte do Governo do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos e Euler Barbosa, apresentando os editais de fomento de suas respectivas pastas. O Edital da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará e o Edital Mecenas do Ceará habilitam projetos esportivos e culturais para serem apresentadas à captação de recursos.  

"Estamos numa corrida frenética para tentar incluir o esporte em todas as ações do governo de combate à violência. Precisamos dar uma resposta muito rápida em todos os municípios”, informou o titulas da Sesporte.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA