Empresário cearense segue com confiança baixa em julho

O otimismo do empresário cearense continua baixo. Em uma escala na qual valores acima dos 50 pontos revelam confiança e abaixo desse patamar representam falta de confiança, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Ceará, elaborado pelo Núcleo e Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), não passou de 49,6 pontos em julho. Tal valor representa um crescimento de 0,1 em relação ao mês de junho e 6,9 pontos abaixo da média histórica para o estado. Esse é o segundo mês consecutivo em que o índice se encontra abaixo da linha divisória dos 50 pontos, após uma sequência de seis meses com resultados positivos. 

Essa pequena variação no ICEI entre junho e julho indica que a confiança do empresariado cearense ainda não se recuperou após o acentuado recuo decorrente da greve dos caminhoneiros. Na análise setorial, o ICEI da Indústria de Transformação apresentou queda de 0,4 ponto, alcançando o valor de 49,7 pontos.

Por outro lado, a Indústria da Construção, setor menos afetado pela greve, apresentou uma maior recuperação no período, voltando a estar acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando confiança por parte do empresariado local. O ICEI da Indústria da Construção cearense apresentou crescimento de 5,1 pontos em comparação ao mês de junho de 2018, atingindo 53,4 pontos e recuperando parte da queda apresentada no mês anterior.

Confira o estudo completo AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA