Parques híbridos de energia eólica e solar são tendência no Brasil, avalia especialista

O Sindienergia, sindicato ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e o Grupo Temático de Geração Centralizada da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará realizaram nesta sexta-feira (20/7) uma reunião conjunta na sede da federação. O evento contou com uma palestra sobre usinas de geração híbrida (solar e eólica) ministrada pelo fundador da Associação Brasileira de Energia Eólica e presidente do grupo Servtec, Lauro Fiúza Júnior.

Em sua apresentação, o especialista destacou que somente 3% da área onde estão implantados os parques eólicos é usada para a geração desse tipo de energia, podendo o restante ser ocupado para a instalação de painéis solares para geração de um mix de energia. De acordo com ele, os parques híbridos são o que há de vanguarda no Brasil e a união de energia eólica e energia solar numa mesma planta traz vários benefícios.

“Otimiza pontos de conexão e rede de transmissão, otimiza fatores de capacidade, promove um melhor aproveitamento das áreas dos parques, reduz o investimento por megawatt gerado e reduz os custos operacionais por megawatt gerado”, enumerou.

Além dos aspectos positivos dos parques híbridos, a reunião tratou de avanços no licenciamento ambiental no Ceará e avanços nas linhas de transmissão de energia, em que o Ceará obteve importantes resultados no último leilão.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA