Setor de Construção Pesada terá catálogo de soluções tecnológicas inovadoras

Especialistas e empresários ligados ao setor de construção pesada reuniram-se hoje (12), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, para articular a elaboração de um mapeamento de técnicas e tecnologias para obras de infraestrutura. O resultado da pesquisa será compilado em um catálogo para subsidiar a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor, com informações sobre suas aplicações. No encontro, foram discutidas possíveis parcerias entre empresas, órgãos públicos e universidades para a produção da pesquisa, bem como um cronograma para sua execução.

A ideia está sendo desenvolvida dentro do Masterplan de Construção e Minerais não Metálicos e conta com a mediação dos Núcleos de Economia e Infraestrutura da FIEC. A intenção é subsidiar informações sobre inovações em âmbito global para que empresas e órgãos públicos possam analisar a viabilidade e, consequentemente, implementá-las nas obras do Estado do Ceará.

O Masterplan é a fase de implementação, fortalecimento e otimização das ações estratégicas apontadas pelas Rotas Estratégicas Setoriais. O objetivo é garantir a concretização das visões de futuro definidas para cada setor discutido. 
Outros três projetos compõem a agenda prioritária de Construção e Minerais não Metálicos. São eles: capacitação de profissionais de construção; fortalecimento do programa de inovação da construção civil; e plano de zoneamento da exploração mineral.

Saiba mais

O setor da construção possui diversas áreas de atuação e em todas um grande potencial econômico. Este potencial pode ser incrementado com a implementação de tecnologias e técnicas que venham a inovar os sistemas construtivos. Quando se trata de obras de infraestrutura, a grande maioria das tecnologias e técnicas ainda são convencionais e, consequentemente, impõem limitações frente às demandas por produtividade e qualidade.

Em geral, a baixa taxa de investimentos em inovação no setor se dá por falta de informações sobre projetos inovadores e pelo alto custo (associado a riscos) que as mudanças podem trazer para os processos construtivos das empresas. Portanto, uma compilação de informações sobre técnicas e tecnologias inovadoras para obras de infraestrutura apresenta-se como uma ferramenta útil na tomada de decisões mais assertivas e eficientes por parte de empresas e órgãos públicos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA