Geração Distribuída é tema de encontro na FIEC

"O Ceará reúne todas as condições para receber empresas de geração distribuída de energia e ser um centro de negócios, pesquisa e desenvolvimento do setor". A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (AGBD), Carlos Evangelista, durante almoço com empresários realizado hoje (10/7), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O encontro foi promovido pelo Sindienergia, sindicato ligado à FIEC, para divulgar o 3º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), que será realizado nos dias 24 e 25/10, em Fortaleza. "Será a segunda vez que realizaremos o evento em Fortaleza. Fomos muito recebidos no ano passado e percebemos a receptividade das empresas cearenses e o grande potencial do Estado", afirmou Evangelista.

Segundo Benildo Aguiar, presidente do Sindienergia, a geração distruibuída já é uma realidade para a maioria das empresas que trabalham com energia elétrica. "Atualmente, o Sindicato possui 54 associados, dos quais 44 trabalham com geração distribuída. A tendência é que esse número cresça para 100%, pois as empresas que trabalham apenas com energia convencional devem incluir a geração distruibuída em seu portfólio".

Na ocasião, Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Economia da FIEC, apresentou dados sobre a posição do Ceará em relação a esse tipo de geração. "O Ceará é, hoje, o 7º lugar no Brasil e 1º lugar do Nordeste em produção de geração distribuída. Estamos bem acima da média da nossa região e continuaremos crescendo", informou.

CGBD
O 3º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída – CBGD é um evento que reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos do setor, e que tem em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia.

O CBGD tem como objetivo discutir o atual cenário da Geração Distribuída com Fontes Renováveis de Energias na matriz elétrica brasileira, sob o enfoque de oportunidades de negócios, barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, novos entrantes e perspectivas de crescimento. Além disso, contará com a presença das principais empresas atuantes no setor, para compartilhar e discutir soluções tecnológicas, procedimentos comerciais, estratégias de mercado e informações que impulsionem o crescimento Geração Distribuída na Matriz Elétrica Brasileira.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA