SESI Ceará comemora 70 anos

O Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) comemora 70 anos amanhã (7/7). Em 1948, o SESI chegou ao Ceará e transformou muitas vidas por meio da educação, desenvolvimento de habilidades, cuidados em saúde, segurança e conteúdo cultural. A instituição está na memória de muitas pessoas por essas contribuições tão valiosas.

Ao longo de 70 anos o SESI Ceará cresceu, desenvolveu-se e aprendeu com o objetivo diário de apoiar o trabalhador e a indústria. Em todo o Ceará, são sete unidades físicas (Fortaleza - Barra do Ceará, Centro e Parangaba; Maracanaú; Pecém; Sobral; e Juazeiro do Norte) e unidades móveis para atender todo o estado. Atualmente em oferta estão serviços nas áreas de Educação Básica e Educação Continuada, atendimento médico para pessoas físicas e jurídicas, programas legais de saúde e segurança em empresas e atividades físicas e esportivas.

A superintendente regional do SESI Ceará, Veridiana Soárez, considera que a instituição tem a missão inspiradora de transformar a vida das pessoas. "Seja por meio de serviços que promovem a saúde, qualidade de vida e bem estar do trabalhadores da indústria, de iniciativas de acesso ao conhecimento ou de desenvolvimento de produtos inovadores. Com o resultado do nosso trabalho, as indústrias se beneficiam pois se tornam mais competitivas, inovadoras, desenvolvidas e sustentáveis. O melhor disso tudo é saber da confiança que nossos clientes têm em nossa marca e serviços. Onde tem SESI, tem garantia da melhor entrega, com a melhor qualidade", garante.

Para o futuro, nosso compromisso é seguir transformando a qualidade de vida das pessoas. Confira os principais projetos do SESI Ceará:

Centro de Inovação SESI em Economia para Saúde e Segurança
O SESI assumiu, nacionalmente, o desafio de atender de forma proativa as necessidades das indústrias brasileiras, a partir de um levantamento feito em todo o Brasil sobre as principais demandas do setor. Nesse sentido, a inovação aparece como uma estratégia central para promover soluções eficazes, através da criação dos Centros SESI de Inovação. No total, estão sendo criados oito Centros de Inovação em diferentes Departamentos Regionais do SESI, com o objetivo de pensar soluções para as questões identificadas como prioritárias, a exemplo das altas taxas de absenteísmo, dos transtornos psicológicos e das lesões musculares que geram absenteísmo.

Ao SESI Ceará coube dar tratativa ao tema Métricas para a Saúde, a partir da análise da relação existente entre saúde e bem-estar versus produtividade. O Centro de Inovação em Economia para a Saúde e Segurança (CIS), do SESI Ceará, desenvolveu uma tecnologia inovadora que deve mudar a forma como empresas do Brasil inteiro se relacionam com a saúde de seus colaboradores: a Ferramenta SESI de Cálculo do Retorno sobre o Investimento. O produto foi lançado durante o evento SESI Health Summit, em 22 e 23 de março deste ano, em Fortaleza.

Escola SESI SENAI de Educação Básica articulada com educação Profissional (EBEP)
Em janeiro de 2017, foi inaugurada a 1ª escola de Educação Básica e Profissional (Ebep) do SESI Ceará, na unidade da Parangaba. O curso Ebep é gratuito e tem duração de três anos, compreendendo todo o ensino médio, ofertado pelo SESI, e ainda a formação técnica, ofertada pelo SENAI, nas áreas de Têxtil e Vestuário, Construção Civil e Metalmecânico. A metodologia das aulas visa propiciar um ambiente de aprendizado proveitoso para os estudantes, através da utilização de material didático específico para a proposta pedagógica da escola (em meio físico e eletrônico), além de recursos tecnológicos como o Projeto SESI Matemática, Sala Google e Sala de Robótica.

Museu da Indústria
O Museu da Indústria. inaugurado em 2014, tem como proposta valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense em um espaço igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento. Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria é um novo marco cultural e turístico de Fortaleza. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais.
A Exposição “Carnaúba – Árvore da Vida” está em cartaz desde novembro, contando a história da planta, seus usos e o papel no desenvolvimento do Ceará desde a década de 1940.


Confira os números de 2017:
10.146 visitantes no Museu da Indústria
493 matrículas na Educação Básica - Escola SESI SENAI EBEP
8.092 matrículas na Educação Básica - EJA
55.013 matrículas na Educação Continuada
56.861 empréstimos nas Bibliotecas Físicas, Biblioteca Itinerante e Indústrias do Conhecimento

36.348 pessoas atendidas em Promoção da Saúde - Pessoa Jurídica
57.453 consultas em Serviços Médicos Clínicos e Ocupacionais
151.612 exames
9.790 pessoas atendidas em atividade física e esportiva

Para comemorar nossos 70 anos, iremos publicar, durante uma semana, fatos que marcaram a história desta grandiosa entidade. Acompanhe a série nas nossas páginas do Facebook e Instagram: SESI Ceará."

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA