Sindialimentos é destaque do Prêmio Boas Práticas no ENAI

O Sindialimentos, filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com a boa prática "Ampliação de associados com foco na sustentabilidade sindical", ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para valorizar e divulgar ações que gerem valor para as empresas do setor e que contribuem para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria. O resultado foi divulgado hoje (3/7) durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília.

Os finalistas foram definidos em reunião da banca examinadora da etapa nacional, realizada dia 11/6 na CNI, em Brasília. A escolha dos vencedores foi feita por votação online acessando-se o aplicativo da Rede Sindical ou o link no período de 13 a 22 de junho.

O Prêmio foi realizado em duas etapas: uma estadual, coordenada no Ceará pela FIEC, através do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), e uma nacional, coordenada pela CNI. A etapa estadual no Ceará ocorreu de 23 de abril a 1º de junho e contou com a participação de 12 sindicatos: Sindialimentos, Simec, Sindceramica, Sindquímica, Simagran, Sinditêxtil, Sindiverde, Sindgráfica, Sindroupas e Sinconpe. O  Sindialimentos foi o vencedor da etapa estadual classificando-se automaticamente para a disputa nacional. Os outros sindicatos mais bem pontuados do Ceará foram o Simec e o Sindceramica, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Conheça a iniciativa

Estratégia de ampliação de associados desenvolvida pelo Sindialimentos/CE, com base no mapeamento e estudo das indústrias do setor no estado do Ceará, de acordo com a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE). Foi realizado um conjunto de iniciativas de aproximação com as indústrias, tais como: a elaboração de portfólio do sindicato, agregado ao do Sistema FIEC; a contratação de equipe para realização das visitas às indústrias; a negociação de parcerias estratégicas que garantiram a aprovação de projetos para beneficiar as indústrias associadas; e a reestruturação do modelo de arrecadação do sindicato, após a reforma trabalhista. Entre 2014 e 2017 as estratégias contribuíram para o crescimento de 330% nas receitas totais e mais de 300% no total de associados do Sindialimentos/CE, o que favorece tanto a sua sustentabilidade quanto a promoção do associativismo e o desenvolvimento do setor no Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA