Nova sede da Escola Johnson é inaugurada em Fortaleza

O governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio e o CEO da SC Johnson, Fisk Johnson, inauguraram nesta quinta-feira (21/6) a nova sede da Escola de Ensino Médio Johnson, localizada no bairro Guararapes, em Fortaleza. A escola é resultado de uma parceria entre a iniciativa privada e o setor público, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O investimento para construir e equipar o prédio foi de R$ 7,1 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual. A SC Johnson garantiu um aporte de US$ 250 mil para instalar painéis solares que irão gerar 100% da energia da escola.

Na solenidade de inauguração, Camilo Santana afirmou que a Escola Johnson é uma escola referência e irá atender até 1.200 alunos nos três turnos de funcionamento. “O grande caminho para construir oportunidades e um estado mais justo é a educação”, destacou. O CEO da SC Johnson, por sua vez, afirmou que a escola é uma demonstração concreta do compromisso da empresa com a sociedade e o meio ambiente. “A SC Johnson e a minha família há muito tempo têm uma forte conexão com o povo brasileiro. Temos orgulho de apoiar a nova escola Johnson”, declarou.  

O industrial Roberto Macedo, presidente do Sindicato das Indústrias do Trigo do Ceará (Sindtrigo), filiado à FIEC, participou do evento representando o presidente da Federação, Beto Studart. “O presidente Beto considera esse momento como um marco relevante da força da parceria para o bem comum, para a melhoria da sociedade”, disse. Participaram da inauguração ainda o diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, o diretor financeiro da instituição, Edgar Gadelha, além de empresários e gestores do Sistema FIEC.      

A nova Escola Johnson é verticalizada, com dois andares, possui laboratório, quadra poliesportiva, biblioteca e refeitório. O projeto de energia solar para abastecimento da escola foi desenvolvido pela FIEC através do seu Núcleo de Energia e o Sindicato das Empresas de Energia (Sindienergia), tornando a Escola Johnson um modelo em sustentabilidade e utilização de energias renováveis.

Possui também uma estufa, construída com apoio da SC Johnson, e um programa que converge ciências ambientais com educação empreendedora, com a parceria da Associação Caatinga e a Junior Achievement. A estufa foi projetada para produzir sementes da carnaubeira nativas do Bioma da Caatinga por meio de um sistema de colheita com água da chuva. Os estudantes irão plantar, cultivar e vender as mudas à comunidade.    

Escola Johnson
A SC Johnson abriu a Escola Johnson original em Fortaleza em 1963, convertendo um espaço do depósito da empresa em uma escola completa, com salas de aula, refeitório e até mesmo uma clínica médica. Posteriormente, a SC Johnson doou a escola ao governo e continua a oferecer apoio por meio de vários subsídios, incluindo consultório odontológico, laboratórios e reformas. A nova escola foi construída ao lado da escola anterior, cujo terreno foi doado pelo Governo do Estado à Prefeitura de Fortaleza para a construção de uma escola de ensino fundamental.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA