SENAI Ceará e Sebrae Ceará desenvolvem Programa de Incentivo à Inovação em Sobral

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) está desenvolvendo juntamente com o SEBRAE Ceará, desde o início de maio, o Programa de Incentivo à Inovação, um projeto de desenvolvimento de novos negócios junto a estudantes do ensino médio, técnico e universitário do município de Sobral, em parceria com a Prefeitura de Sobral. O programa finaliza em dezembro. O objetivo da Prefeitura de Sobral é desenvolver um ecossistema local de inovação e empreendedorismo e formar, através de metodologias definidas pelo SENAI e Sebrae, 10 startups de impacto para a região de Sobral. Três eventos iniciais já aconteceram. O próximo acontece nos dias 23 e 24/6. Os participantes foram inscritos via edital divulgado pela Prefeitura de Sobral.

A ação se dá em cinco etapas: Maratona Empreendedora (promoção de 7 eventos temáticos de intensa carga horária com desenvolvimento de ideias e processo de transformação destas em modelos de negócios - duração de 12 semanas); Startup Bootcamp (curso intensivo de empreendedorismo, onde os participantes terão a oportunidade de tirar suas ideias do papel com o auxílio de mentores e métodos próprios - duração de 4 semanas); Prototipação (desenvolvimento dos projetos seguindo metodologias próprias para desenvolvimento de protótipos - duração de 8 semanas); Pré-Aceleração (imersão dos participantes em seus projetos guiados por metas objetivas para aprofundamento no desenvolvimento destes - duração de 16 semanas); Graduação das Turmas (encerramento do ciclo, avaliação dos resultados e formação da rede de egressos do programa - duração de 1 semana).

Na primeira fase - Maratonas Empreendedoras - devem participar 700 estudantes, de Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior. Nesses eventos, são selecionados 100 participantes em 25 equipes. Eles passarão pelo Startup Bootcamp, onde farão a modelagem do negócio, com mentorias do Sebrae e SENAI. Ao final, uma banca julgadora seleciona 80 participantes em 20 equipes que avançam para a próxima etapa.

Na Prototipação, as atividades são executadas por métodos exclusivos do Sebrae, tendo participação do SENAI em mentorações e acompanhamento dos projetos. Os protótipos serão avaliados e alguns serão selecionados para projetos que avançarão para a próxima etapa. Na Pré-Aceleração, será aplicado o método do Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC em conjunto com metodologias do Sebrae. Além disso, os participantes passam por mentorias especializadas. Haverá um evento final de demonstração e avaliação de projetos para classificação. Os resultados finais serão conhecidos numa cerimônia de encerramento.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA