Evento Inovação SENAI discute desafios da Indústria 4.0 no Museu da Indústria

O SENAI Ceará escolheu o Museu da Indústria para ser palco do evento Inovação SENAI, realizado na manhã de hoje (25). A programação reuniu importantes atores do ecossistema de inovação cearense – empreendedores, pesquisadores e empresários; e marcou o lançamento oficial do Edital de Inovação para a Indústria 2018. A iniciativa, uma parceria entre SESI, SENAI e Sebrae, vai investir até R$ 55 milhões para o desenvolvimento de projetos em empresas industriais de todos os portes, incluindo startups de base tecnológica, de todo o Brasil. No Ceará, o Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC (CEI) está auxiliando empresas a efetuarem suas inscrições, que seguem abertas até o dia 3 de junho.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, ao mencionar tecnologias que já são realidade nas indústrias brasileiras, como nanotecnologia e internet das coisas, reforçou a importância do envolvimento do empresariado para o desenvolvimento da inovação no Estado do Ceará. “O desafio é muito grande. Processos, modelos de negócios e concorrência estão em transformação. Cabe aos empresários provocar a construção desse futuro. Fica a pergunta: estamos preparados ou não?”, incentivou.

Segundo Pablo Padilha, gerente executivo de tecnologia e inovação do Sistema FIEC, as ferramentas para a indústrias inovarem não são tão complexas quanto parecem. “Existem muitas possibilidades, inclusive para as micro e pequenas empresas”, afirmou, convidando o público a conhecer os detalhes do Edital de Inovação para a Indústria 2018. Os serviços do Instituto SENAI de Tecnologia Eletrometalmecânica e do Centro de Inovação SESI foram apresentados dentro da programação.

O evento prosseguiu com palestras sobre temas diversos, como Indústria 4.0; empreendedorismo industrial; fontes de financiamento; e propriedade industrial.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA