Comitê de Sustentabilidade do Baixo Jaguaribe debate desenvolvimento sustentável da região

Jaguaruana foi sede do 5º Encontro do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe na última quinta-feira (17/5). O comitê, liderado pela Companhia Industrial de Cimento Apodi, reúne representantes de Quixeré, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Jaguaruana e Baraúnas com a proposta de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), representantes de prefeituras, câmaras municipais e do setor empresarial.

O gerente de fábrica da Cimento Apodi, Fábio Martins, abriu o encontro destacando a responsabilidade de continuar as ações do comitê e transformar o cotidiano dos moradores da região, de modo que essa atuação possa se tornar referência da temática de sustentabilidade. “Nossas ações devem trabalhar mudanças de conceitos e práticas na região”, acrescentou.

Durante o encontro, também foi apresentada a proposta do programa de coleta seletiva de Quixeré como elemento de inclusão social, econômica e ambiental, além do curso de qualificação profissional “Operador de Processos Industriais” construído com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da FIEC (SENAI Ceará). O coordenador da FIEC Vale do Jaguaribe, Robertson Nunes, apresentou o curso e destacou o compromisso da instituição em formar profissionais para atender a indústria. Como parte do conteúdo programático o curso prevê leitura e interpretação de desenho, tipos de manutenção e tecnologias de baixa e alta complexidade.

Durante o evento, foi lançado o Edital de Projetos da Cimento Apodi, que incentivará o desenvolvimento de iniciativas sociais que melhorem as condições de vida das comunidades localizadas nas áreas de atuação da Companhia. O edital deve contemplar ações na área de educação, formação, valorização de gênero e juventude.

A banda de música do Projeto Novo Bom Sucesso, fundado e apoiado pela Cimento Apodi, abrilhantou a reunião. A manhã findou com as tarefas da construção do plano de ação do comitê.  O próximo encontro deve acontecer no município de Baraúnas, conforme proposto na reunião. 

 

Sobre o Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe:

O Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe foi criado em abril de 2017 e é liderado pela Companhia Industrial de Cimento Apodi. Tem como intuito formular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da região ao mobilizar diversos agentes regionais. O comitê reúne instituições governamentais e não-governamentais, entre elas: prefeituras, câmaras municipais, instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia e indústrias da Região do Vale do Jaguaribe. A Cimento Apodi, enquanto líder do Comitê, tem o papel de gerir, governar e acompanhar as deliberações e projetos consignados nas reuniões trimestrais.

 

Sobre a Cimento Apodi:

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial. Com sede na Grécia, o grupo tem participação societária da família Dias Branco.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA