Seminário discute ações para desenvolver a pesca do atum no Ceará

O Instituto de Ciência do Mar (Labomar), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindifrio), promoveram hoje (21/5), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) o seminário " A Pesca do Atum no Ceará: Aspectos Legais, Institucionais e Ordenamento ".

O evento contou com a presença de representantes importantes do setor de pesca: a presidente do Sindifrio, Elisa Gradvohl; o superintendente do Ibama, Hebert Lobo; o secretário de estado da agricultura e pesca e aquicultura (Seapa), Evaldo Bringel; a diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Oziléia Bezerra; e o diretor de operações da empresa Robson Crusoé, Santiago Fominaya; além dos pesquisadores, técnicos, estudantes, empresários, gestores públicos e profissionais interessados no tema.

Com uma proposta de desenvolver ações sustentáveis na pesca de atum no Ceará, o seminário analisou e discutiu ações ecológicas no controle da pesca, desenvolvendo ações tanto regionais como nacionais. O Ceará possui a cultura da pesca no seu DNA, atualmente são pescados por mês, no estado, 1 milhão de quilos de atum. Para Elisa Gradvohl, o Sindifrio vem desde de sempre acreditando no potencial do atum.

A programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, foram realizadas mesas redondas com palestras de especialistas da área de pesca e do mar, e à tarde, apresentação de quatro grupos temáticos em inovação e tecnologia na pesca do atum, licenciamento da frota, cadeia produtiva e ordenamento da pesca. Eles discutiram sobre técnicas de mercado. Ao final do evento, foi elaborado documento com as ações que serão colocadas em prática.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA