SENAI Ceará realiza II Workshop sobre Propriedade Intelectual

O chefe da regional do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na Região Nordeste, Alberto Moreira da Rocha, palestrou no dia 26/4, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) em Maracanaú, sobre o sistema de propriedade intelectual, dentro do II Workshop sobre Propriedade Intelectual, promovido pelo Centro de Excelência em Inovação (CEI) do Sistema FIEC.

Alberto Moreira da Rocha fez uma introdução ao Sistema de Propriedade Intelectual, que trata dos direitos de propriedade das criações do indivíduo. Ele abordou os tipos de proteção, entre elas a patente, o registro de marca, os programas de computador, desenho industrial, dentre outros. De acordo com Alberto, as criações podem ser protegidas por direito autoral (artísticas) ou por propriedade industrial, que são de responsabilidade do INPI, por meio da Lei da Propriedade Intelectual.

O objetivo, segundo Alberto, é sensibilizar os estudantes que estão vislumbrando possibilidades de empreender e criar startups quanto ao que devem observar e o que pesquisas em documentos de patentes podem oferecer em termos de técnica e produção.

O evento teve participação do gerente do CEI, Pablo Padilha; do gerente do SENAI Maracanú, Tarcísio Bastos; e de técnicas do SENAI, que falaram sobre o Edital de Inovação SESI SENAI e os serviços oferecidos pela instituição em inovação e tecnologia.

SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA