Indústria da construção no CE aumenta atividade, mas continua abaixo do usual

Em março de 2018, o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção cearense marcou 53,5 pontos, resultado que evidencia aumento do nível de produção em relação ao mês anterior (fevereiro). Esse foi o melhor resultado do índice desde dezembro de 2014. Apesar do resultado positivo em relação ao mês anterior, o nível de atividade efetivo está abaixo do usual para o período (registrou 38 pontos no mês de março). No Brasil, a indústria da construção apresentou comportamento similar quando comparada à atividade usual para o mês.

Já as variáveis pesquisadas referentes às perspectivas para os próximos seis meses evidenciam otimismo. O indicador referente à perspectiva de novos empreendimentos e serviços foi de 57,4 pontos no Ceará e 53,2 no Brasil, e o de compra de insumos e matérias primas registrou 54,4 pontos no Ceará e 53,3 pontos no Brasil – demonstrando, portanto, que os industriais da construção esperam aumentar as respectivas compras. Porém, em meio ao cenário econômico ainda desafiador que vive o país, 41% dos empresários que responderam a Sondagem da Construção apontaram que a margem de lucro operacional do primeiro trimestre de 2018 foi ruim ou muito ruim.

Esse resultado corrobora com o principal problema apontado pelos industriais da construção cearense no primeiro trimestre de 2018, a inadimplência dos clientes, citada por quase 50% dos respondentes. Essas foram as principais conclusões da pesquisa Sondagem Industrial da Construção realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Clique AQUI e confira o estudo completo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA