Projeto de ecoinovação aprovado em Edital da Funcap recebe orientação do SENAI Ceará

“Sarjetas hidroambientais” é uma ótima alternativa de armazenar água em época de chuvas, evitando escoamento para o solo ou inundações em ruas e avenidas, para utilizá-la em período de seca. Esse foi o projeto aprovado pela Nizzon Engenharia na primeira fase do Edital 07/2017 do Inovafit da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa(Funcap). O projeto recebeu a orientação e acompanhamento do Escritório de Projetos do SENAI Ceará, ligado à Unidade de Tecnologia e Inovação da mesma instituição e ao Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC (CEI). O Sarjetas hidroambientais foi um dos 32 projetos de inovação desenvolvidos por empresas cearenses aprovados no edital.

O projeto que recebeu acompanhamento do SENAI Ceará em praticamente todas as fases consiste na execução de sarjetas ou valetas de drenagem destinadas a conduzir as águas que caem sobre ruas, avenidas ou estradas.O empresário Nizomar Falcão, da Nizzon Engenharia, afirma que o papel desempenhado pelo SENAI foi importante na aprovação junto à Funcap. “Os compradores dessa ideia são empresas que trabalham com a construção civil e/ou saneamento básico. Os consumidores residenciais também podem fazer uso dessa inovação”, afirma. Os consultores do SENAI que acompanharam o projeto e estão na coordenação técnica são Ana Paula Viana, Cândido Bezerra, Camila Forte e  Claudio Thalisson.

"Esse belo projeto ecoinovação contribuirá para a redução dos alagamentos nas cidades", explica Cândido Bezerra.

Sobre o SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios. 


Serviço
O Laboratório de Projetos do SENAI Ceará, que funciona dentro do Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC, pode ser acionado pelas empresas interessadas em submeter projetos em editais de Inovação. Mais informações através do telefone: 3293 - 5052 ou pelo e-mail: escritoriodeprojetos@sfiec.org.br .

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA