FIEC sedia lançamento de maratona tecnológica sobre distribuição de energia

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi cenário do lançamento do Hackathon SENDI 2018 - maratona de desenvolvimento tecnológico que será realizada em novembro deste ano em Fortaleza. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer como será um dos maiores desafios de inovação tecnológica do país dentro do universo digital.

O evento, realizado pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e coordenado pela Enel Distribuição Ceará, contou com a presença do presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite; do presidente da Enel Distribuição Ceará, Roberto Zanchi; e o do diretor administrativo da Federação, Ricardo Cavalcante.

O diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, abriu o evento destacando a importância que a FIEC dá a inovação. “Quem acompanha as ações da FIEC sabe da importância que temos dedicado ao tema, procurando estimular esse conceito entre os empresários, seja por meio da disseminação da cultura inovadora, seja fortalecendo a ambiência com o meio acadêmico, ou oferecendo espaços para a realização de soluções que envolvam tecnologia”. Como exemplo, citou o Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC (CEI) e o Centro de Inovação SESI em Economia para a Saúde e Segurança (CIS).

O presidente da Abradee, Nelson Fonseca, ressaltou que a tecnologia de produção de energia elétrica está transformando os negócios. “O setor de energia elétrica precisa acompanhar as mudanças tecnológicas. Durante o SENDI 2018, prospectaremos o que existe de mais moderno para esse desenvolvimento, ao discutir inovação, tecnologia, regulação e fazer com que as ações relacionadas à tecnologia avancem”. Enfatizou ainda que o Hackathon está inserido nesse movimento de desenvolvimento tecnológico do setor.

O presidente da Enel Distribuição Ceará, Roberto Zanchi, disse que esse é um momento importante por estarmos falando de um futuro próximo do setor de distribuição de energia elétrica. “Por ser um fenômeno global que precisa de soluções cada vez mais integradas, ter o Hackathon em Fortaleza é trazer uma mostragem de novidades que podem ser usadas em prol do desenvolvimento do setor”. Ressalta ainda que o SENDI 2018 será um evento que deixará um legado particular para o Ceará.

Durante o lançamento foram apresentadas mostra de jogos eletrônicos, criação de games com realidade virtual, dinâmicas e espaço com projeções em três dimensões (3D). Contou, ainda, com palestra da escritora e consultora nas áreas de marketing digital, inovação e educação, Martha Gabriel.

Na oportunidade, também foram lançados os Hackdays, uma novidade desta edição do SENDI. Os Hackdays trabalham projetos inovadores e tecnológicos em menor tempo e serão realizados em Sobral (5 de maio); Juazeiro do Norte (26 de maio); e Fortaleza (7 de julho), com o objetivo de difundir a cultura de inovação nessas cidades, a partir da solução de problemas locais.

Mais sobre o Hackathon:
O Hackathon, parte da programação do XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI 2018), reunirá programadores, designers e demais profissionais da área de desenvolvimento de software, com a finalidade de gerar soluções e inovações utilizáveis para o setor de distribuição de energia. Durante a maratona, os participantes terão a oportunidade de conviver em um ambiente de desenvolvimento tecnológico, trabalhando criatividade, desempenho em equipe, liderança e demais aspectos relacionados ao ambiente colaborativo. O regulamento do Hackathon está disponível no site www.sendi.org.br. 

Mais sobre o SENDI:
O Seminário, que acontecerá em Fortaleza de 20 e 23 de novembro, espera reunir 5.000 participantes e promoverá debates com foco nas tendências do segmento de energia elétrica, como digitalização, e-mobility, relacionamento com clientes e modelo regulatório com o intuito de promover troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica e fomentar ideias para a manutenção e desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados. Como parte da programação, apresentação de trabalhos técnicos, ações como demoday (voltado para startups), demonstração de carros elétricos, entre outros. O SENDI acontece desde 1962 e, após dez anos, acontecerá em uma capital nordestina. A última cidade a receber o evento na região foi Recife, em 2008. Realizado pela Abradee, nesta edição o SENDI tem a coordenação da Enel Distribuição Ceará.

                        

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA