SENAI coordena criação do curso de Operador de Processos Industriais para atender empresas do Vale do Jaguaribe

Representantes da Unidade de Educação do SENAI Ceará e das empresas Cimento APODI, CNN-Cal Norte Nordeste S/A, Fruta Cor, Secretaria de Educação de Quixeré/CE e a consultora Cybelle Borges reuniram-se no dia 21/3, na Casa da Indústria, para mais uma etapa de construção do perfil profissional do novo curso de Operador de Processos Industriais na indústria cimenteira, dentro do segmento tecnológico da área Química. O encontro teve também a participação do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e do presidente do NUTEC – Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, Francisco Magalhães. A 3ª e última reunião do Comitê Técnico Setorial do Operador de Processos Industriais - CTS OPI - encerrou a fase de definição do perfil profissional seguindo a Metodologia SENAI de Educação Profissional. Também fazem parte do processo de criação do novo curso de Operador de Processos Industriais as empresas Tropical Frutas e MIZU Cimentos. Esse curso fará parte de base nacional da CNI.

Segundo o coordenador técnico do Comitê Técnico e especialista técnico do SENAI, Lincon Dourado, o curso é um marco para instituição e para o estado no segmento de Química. " Trata-se do primeiro curso de qualificação profissional, de 700 horas, com o objetivo de formar um profissional que poderá atuar em vários processos produtivos e suprir as necessidades das indústrias", explicou.

De acordo com ele, a próxima etapa é a elaboração do desenho curricular para posterior apresentação ao Comitê e partes interessadas. “O objetivo do SENAI Ceará e das empresas do Vale do Jaguaribe envolvidas no Comitê é proporcionar às indústrias da região e às comunidades dos municípios a possibilidade de uma formação profissional prática e aderente às necessidades dos diversos segmentos e áreas da indústria regional”, disse Dourado.

O Comitê também é tratado como uma das ações da comissão de capacitação profissional do Comitê de Sustentabilidade para a Região do Vale do Jaguaribe, liderado pelo gerente Fábio Martins, da Cimento APODI-Quixeré, e do qual a FIEC é membro oficial. Em médio e longo prazos as indústrias demandarão cada vez mais mão-de-obra qualificada. O Consórcio Empresarial de Responsabilidade Social-CERES (grupo de trabalho do Comitê), formado pelas indústrias locais e o SENAI Ceará, tem como objetivo aumentar o impacto de suas ações a partir do compartilhamento e otimização de recursos e atender às demandas.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA