Ceará aumenta capacidade das linhas de transmissão de energia

Na 13ª edição do Café com Energia, realizada hoje (23/2), na Casa da Indústria, o gerente de Planejamento do Norte/Nordeste da Diretoria de Planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Fernando Xavier, apresentou a capacidade de escoamento de energia no Ceará, possibilitando aos presentes minimizar os riscos da não entrada de investimentos nos leilões de energia. Entre os aspectos levantados, pontos físicos com capacidade de investimento, capacidades remanescentes, empreendimentos cadastrados por Estado do Nordeste e, ainda, conceitos técnicos.

O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, falou sobre a capacidade das linhas de transmissão de energia. Para o próximo leilão, o Ceará apresenta 22% da capacidade total disponível para novos empreendimentos de geração no Brasil, sendo um dos melhores resultados do país. Comparado a dezembro de 2017, a evolução foi de 200,5%. Esses números são em decorrência do dinamismo no processo de escoamento de energia, bem como da entrada de novos empreendimentos de transmissão, segundo Rolim.

Na oportunidade, o secretário-adjunto de Energia da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) do Governo do Estado do Ceará, Renato Rolim, recebeu do Sindienergia, sindicato filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), uma placa homenagem por sua atuação relevante junto ao setor.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA