FIEC recebe instituições para pensar um novo mapeamento do ecossistema de inovação e empreendedorismo no Ceará

Quais são os componentes que podem impactar na capacidade de uma empresa empreender e crescer de forma sustentável de 2 a 5 anos?  Pensando na longevidade de ideias que podem virar negócios, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará recebeu nesta quarta-feira(21/2), representantes de instituições envolvidas com o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Estado. Foi mostrado um novo modelo de mapeamento do ecossistema de inovação para que essas instituições olhem e se identifiquem em qual classificação pertence e como podem colaborar nessa área para ajudar os empreendedores.

A classificação encaixa grupos que atuam no mercado; suporte;  educação; financiamento; legislação e infraestrutura; e capital humano. Na primeira reunião, participaram quatro secretarias do Governo do Estado, Fiocruz, aceleradoras de negócios, e a FIEC, representada pelo Centro de Excelência em Inovação, Núcleo de Economia e Estratégia, e Conselho de Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec).

O presidente do (Cointec), Sampaio Filho, reforçou a importância da construção conjunta de um mapeamento do ecossistema mais direto ao assunto, mostrando o que cada instituição faz ou que pode fazer para ajudar empresas ou startups que querem empreender. O gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema FIEC, Pablo Padilha, e o assessor da presidência, Mário Gurjão, apresentaram os desafios e benefícios na estruturação de um ecossistema, ações do Sistema FIEC em prol da inovação e constatações e propostas dos atores para o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA