Alunos iniciam aulas do Novo Ensino Médio no SESI SENAI no Ceará

Vinte e oito jovens de cidades da Região Metropolitana de Fortaleza fazem parte da primeira turma do Novo Ensino Médio, como parte do projeto piloto do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o SESI e SENAI do Ceará. Oficialmente, eles iniciaram nesta segunda-feira (19/2), o calendário letivo de tres anos de estudos do curso de Ensino Médio mais a Habilitação Profissional e Técnica em Eletrotécnica (área industrial de Energia) durante a aula inaugural realizada na Escola Euzélio Mota de Alencar, do SESI em Parangaba. Além dos alunos, pais, professores e o diretor regional do SENAI/CE, Paulo André Holanda, e a gerente da unidade de Educação e Cultura do SESI e de Educação do SENAI, Sônia Parente, participaram da solenidade.

Os presentes na aula inaugural tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional, que conta com um currículo organizado por áreas de conhecimento e não por disciplinas, contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional. Paulo André Holanda confirmou que o Ceará foi escolhido um dos cinco estados para implementar pilotos do novo Ensino Médio, por conta da nova lei do Ensino Médio. “Como o SENAI e o SESI já tinham ótimas experiências com os itinerários formativos, Educação de Jovens e Adultos e Escola EBEP, as duas instituições foram lembradas para implementação da novidade após a reformulação do Ensino Médio, que teve início em 2013”, recordou.

Sônia Parente disse que o novo Ensino Médio é mais atrativo, significativo e vai fazer a diferença na vida e na carreira profissional dos jovens que tanto almejaram por essa mudança. "Estamos passando por um momento histórico na educação do país. E o Ceará faz parte disso. Para que esse momento histórico se prolongue é necessária a participação dos pais no apoio nesse itinerário educacional dos filhos”, aconselhou. Três alunos receberam simbolicamente kits pedagógicos após a apresentação da coordenadora do Meu Diploma SESI (Escola de Ensino de Jovens e Adultos), Ana Paula Pinho, sobre detalhes do Novo Ensino Médio, como as certificações, quantidade de horas/aula e planos de estudos dentro do que prevê a Lei nº 13.415/07. A equipe de 17 professores e gestores foi apresentada oficialmente. Os alunos começaram as aulas nesta segunda-feira e os país receberam orientações para o acompanhamento dos estudos dos filhos. Os alunos contarão com infraestrutura de salas de aulas e de laboratórios no SESI Parangaba e no SENAI Barra do Ceará.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA