Empresários do ramo de água mineral lançam entidade na FIEC

Os empresários que produzem água mineral, ligados aos Sindbebidas, filiado à FIEC, dispõem agora de mais uma entidade em defesa das demandas e interesses do setor. A representação local da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais no Ceará foi inaugurada quinta-feira (9/2), durante solenidade no auditório José Flávio Lima, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na ocasião, o executivo da Indaiá, Lucas Ferianci, tomou posse como superintendente da ABINAM/CE ao lado de três diretores entidade. O presidente do Sindbebidas, Cláudio Targino, foi homenageado.

Lucas Ferianci afirmou que a criação da entidade foi a realização de um sonho coletivo e que ela vai dialogar com o poder público e os consumidores. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o segmento de água mineral, estimulando a geração de empregos, aquecendo a economia e trabalhando forte para garantir que os consumidores do Ceará tenham cada vez mais acesso a águas minerais, seguras e de qualidade”, declara.

Representando o presidente da FIEC, Beto Studart, o diretor administrativo da Federação, Ricardo Cavalcante, disse que possui uma ligação com o setor mineral há mais de 30 anos e manifestou satisfação com a criação da sucursal local da ABINAM, logo após o Governo Federal ter regulamentado há 30 dias o novo Código Mineral. “Foram duas demandas de empresários que viraram realidade com participação da FIEC que tem se empenhado em promover o associativismo e trazer inovação e inteligência de mercado aos associados. Informo aos integrantes da ABINAM/ CE que todos receberão informações das Rotas Estratégicas setor da água, um documento produzido pela FIEC para que entendam o mercado daqui e possam dialogar e debater com os governos estratégias para o setor”, declarou.

O evento contou com a participação do presidente da Abinam Brasil, Carlos Alberto Lancia, e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro. O homenageado Cláudio Targino pediu que todos da entidades se dessem às mãos a fim de trazer mais benefícios ao setor como o Sindbebidas tem crescido com o apoio da atual gestão da FIEC. O surgimento da ABINAM/CE se dá em meio ao aquecimento e crescimento do setor de água mineral, que gera hoje entre 2.500 e 3 mil empregos diretos e aproximadamente 10 mil indiretos no Ceará.  No cenário nacional, o segmento também vive um bom momento. A indústria de águas no país movimenta em torno de R$ 5 bilhões por ano e apresentou crescimento agregado de 8,2% ao ano nos últimos dez anos.

A ABINAM/CE é uma sucursal da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM), entidade sem fins lucrativos, criada para congregar e defender os interesses do setor. As empresas do segmento utilizam um Selo Fiscal, que auxilia o Governo na tributação de impostos. Após o uso desse selo, a arrecadação do setor para o Estado aumentou aproximadamente 600%. Participam da entidade as empresas de extração, engarrafamento e distribuição de águas minerais.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA