Congresso fortalece união dos profissionais do SESI e do SENAI

Mais de 400 profissionais do SESI e SENAI no Ceará compartilharam experiências e conhecimentos durante dois dias no 2º Congresso da Rede SESI SENAI, realizado em Parangaba. O evento, parte integrante da I Convenção do Sistema FIEC, aconteceu nos dias 25 e 26 de janeiro. Na abertura, o diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e o superintendente do SESI Ceará, Erick Picanço, e a gerente de Educação do SENAI e de Educação e Cultura do SESI, Sônia Parente, integraram-se à programação inicial do Congresso, que contou com salas temáticas e oficinas, ministradas pelos participantes. A abertura também contou com a palestra do professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ronaldo Almeida, que falou as mudanças de paradigmas da Educação. Este ano, o evento discutiu o tema “Educar, Inovar e Sustentar: mudar o hoje, pensando no amanhã”.

Erick Picanço, superintendente do SESI, explicou que os produtos e serviços oferecidos pelo Sistema FIEC devem levar em consideração uma trilha de aprendizagem, saber e carreira. O cidadão se quiser pode começar a estudar na Educação de Jovens e Adultos(EJA), passando pela Escola SESI SENAI, por cursos técnicos da educação profissional do SENAI e quem sabe futuramente fazer uma pós no IEL. "Esse modelo que propomos transforma a vida das pessoas de forma ampla e completa, tornando-as mais produtivas, inovadoras e sustentáveis", ressaltou.

Por sua vez, o diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo Andre, reformou a fala de Erick Picanço sobre a importância da dupla SESI e SENAI, atuando em sintonia. "As duas instituições integradas podem fazer a diferença na vida das pessoas. E podem servir de modelo de gestão educacional para o Estado, o Brasil e o Mundo, como o trabalho que estamos desempenhando em Moçambique". Sônia Parente enfatizou a importância do trabalho conjunto do SESI e SENAI na área da Educação. "Podemos desenvolver juntos uma educação sustentável e ser o diferencial na vida das pessoas. Sempre propor o novo dentro da realidade social delas", estimulou.

Três alunos da Escola SESI e SENAI falaram sobre a experiência vivenciada no Laboratório de Estudos Sociais. Daniel Pontes Gabriel, Maria Micaele da Silva Gomes e Carlos Silva Batista relataram suas experiências de vida e a relação do que aprendem na escola com as suas comunidades. Após os depoimentos das "pratas da casa", os alunos apresentaram o palestrante da tarde, o professor Ronaldo Almeida. Ele desenvolve na UFC estudos nas áreas: Movimentos Sociais; Educação Popular; Juventude (s) e Política; Violência na Escola; Educação de Jovens e Adultos.

Trabalhos no Congresso

Durantes os dois dias do evento os profissionais movimentaram os espaços e salas do SENAI Parangaba e da Escola SESI e SENAI. O clima era de encontro de alunos e professores em universidades. Com direito a debates, palestras, rodas de conversa e apresentação de artigos e projetos científicos em banners. No hall, a apresentação nos banners. Do SENAI Barra do Ceará, os professores compartilharam conhecimentos sobre o funcionamento de um carro híbrido (movido a gasolina e eletricidade), inclusive com exposição de um no local; De Sobral, experiências de sucesso de alunos e professores em cursos técnicos do SENAI e da educação do SESI; do SESI Juazeiro do Norte, o trabalho de professores mudou a vida de trabalhadores da indústria por meio da educação de jovens e adultos. Do SENAI Jacarecanga, projeto de sustentabilidade em uma comunidade e a trilha de aprendizagem de um alunos em disputas nacionais e internacionais de educação profissional foram os destaques. Na salas de aulas, os assuntos apresentados por meio de artigos científicos e debates eram práticas pedagógicas inovadoras; o uso de games na aprendizagem educacional; o ensino lúdico; experiências interdisciplinares; e a experiência educacional da exposição sobre a Carnaúba no Museu da Indústria.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA