Consultores do Ceará 2050 debatem Programa para Desenvolvimento da Indústria

Representantes de instituições públicas e privadas se reuniram, quinta-feira (18/1), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), para discutir estratégias que podem potencializar ações da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. No encontro, foram apresentados diagnósticos dos projetos Rotas Estratégicas Setoriais e Bússola da Inovação, ambos pilares do Programa para Desenvolvimento da Indústria. Elaborado pela FIEC, o programa pretende traçar, em curto, médio e longo prazo, o perfil econômico das regiões do Estado. De acordo com o professor Barros Neto, coordenador do Ceará 2050, os estudos mapeados pela FIEC são uma contribuição valiosa, podendo ser considerados um dos mais completos trabalhos sobre o Ceará nos últimos 30 anos.

Ele destacou ainda que os resultados irão fomentar ações da plataforma de desenvolvimento econômico e humano do Governo do Ceará para as próximas três décadas. “Vamos pegar algumas informações e cruzar com o que já temos”, afirmou o coordenador, que também preside a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef). O mapeamento realizado pela FIEC teve início em 2015 e deve seguir até 2025, desenhando estratégias em áreas como energias, logística, infraestrutura e recursos hídricos no Ceará. “São analisadas barreiras e fatores críticos que existem nas regiões cearenses”, explicou Edvânia Brilhante, analista do Núcleo de Economia da FIEC. O levantamento pretende analisar, por exemplo, quais setores econômicos perfis profissionais podem acelerar o crescimento da regiões cearenses.

Integrando o Ceará Sustentável, um dos principais alicerces do projeto Os 7 Cearás, lançado em 2015, o Ceará 2050 vai traçar mecanismos para acelerar o desenvolvimento econômico e humano para as próximas três décadas. A iniciativa, que tem coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e apoio da Astef, parte da consciência de que, apesar das muitas conquistas ao longo de sucessivos governos, o Estado precisa avançar para atender à celeridade das demandas sociais.

Foto: Davi Pinheiro/Governo do Estado do Ceará 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA