EJA do SESI valoriza conhecimentos adquiridos ao longo da vida para certificação em até 4 meses

Reconhecer conhecimentos adquiridos ao longo da vida e transformá-los em diploma formal de ensino é o principal objetivo da metodologia “Reconhecimento de Saberes”, aplicada pelo Serviço Social da Indústria (SESI/CE), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no SESI Parangaba.

Voltada a trabalhadores da indústria e seus dependentes, a metodologia tem transformado vidas em torno da educação. Os alunos respondem questionários ligados às competências e habilidades de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. Em seguida, compartilham o que responderam com todos. O próximo passo é a avaliação. Caso alguma competência não tenha sido reconhecida pelos educadores, o aluno assistirá mais aulas da área específica. Nessa metodologia, o diploma pode ser obtido em até 4 meses.

De acordo com a professora Mônica Pimentel, o "Reconhecimento de Saberes" proporciona aos alunos benefícios além do diploma. “Eles passam a se reconhecer como sujeitos, retomam sonhos, sentem-se valorizados pelo conhecimento que têm”, analisa.

Isso aconteceu com Maria Suely, de 29 anos. Ela estava há 15 anos sem estudar quando conheceu o SESI e a oportunidade de retomar os estudos.  Costureira na empresa Dilady, Suely está cursando Enfermagem, seu sonho de infância. Ela gosta muito de ler e estuda junto com a filha. “Agarrei a primeira oportunidade que vi para voltar a estudar. Minha vida está completamente diferente depois do SESI e do emprego. Valorizo muito os estudos e estimulo isso na minha filha também”.

EJA com matrículas abertas
O projeto inovador na área de EJA, utilizando a metodologia "Reconhecimento de Saberes”, está com matrículas abertas para turmas no SESI Parangaba, SESI Juazeiro e Centro Integrado SESI SENAI Sobral. Para participar, basta ser trabalhador da indústria ou dependente e dirigir-se a uma dessas unidades do SESI com os seguintes documentos: RG; CPF; Nº PIS; Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade (se possuir); uma foto 3x4; e Comprovante de vínculo com a indústria.

Mais informações: (85) 4009.6300

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA