Confira as dicas do SESI/CE para mudar o seu estilo de vida em 2018

Ter uma vida mais saudável é meta de muitas pessoas em 2018, e o SESI/CE está preparado para auxiliá-las neste objetivo! 

Para a nutricionista do SESI/CE, Maria José Pinheiro, não basta colocar a meta no papel. "Muitas vezes não pensamos como faremos para alcançar os objetivos traçados. As boas razões que nos levam a desejar algo devem estar definidas". Ela alerta que é interessante que as pessoas anunciem para amigos e familiares o que estão buscando.  "Isso faz com que fiquemos focados em alcançar as metas, pois não queremos mostrar fraqueza perante os outros", reforça. 

Confira abaixo outras dicas práticas da nutricionista para começar a cuidar da sua alimentação. 

- Evite restrições alimentares radicais. Dietas restritivas te deixarão com fome e alguns estudos apontam o desenvolvimento de compulsão alimentar nessas situações. Observamos com frequência o aumento da vontade de comer doces. Reduza o volume e a frequência dos alimentos mais ricos em carboidratos simples.

-   Hidrate – se! Tome de 8 a 10 copos de água e ou chás por dia. A água de coco é uma excelente dica nesse verão para hidratar e repor os minerais perdidos com o suor.

- Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos naturais e industrializados). O açúcar pode ser causador ou agravador de vários tipos de complicações e doenças.

- Precisando repor os estoques da cozinha, então faça uma lista dos alimentos que verdadeiramente está necessitando. Lembre-se: desembale menos e descasque mais. Evite comprar alimentos industrializados e embutidos e substitua-os por “comida de verdade”.

- Consuma alimentos mais nutritivos e mais leves, coma mais folhas verdes, legumes crus ou cozidos, frutas e produtos integrais.

- Que tal dá um “aviso prévio” à rotina?! Já pensou em variar o café da manhã? Sugiro omeletes, vitaminas de frutas, iogurte com cereais integrais ou farelo de aveia como opção.

- Sempre que houver vegetais e folhas na sua refeição, comece por eles. Esses alimentos são ricos em fibras e elas ajudarão na saciedade precoce e, consequentemente, você se sentirá satisfeito com menos comida. Na hora de comer, consuma os alimentos pelo grau de saciedade que eles irão conferir:  vegetais e folhas; proteínas; gorduras; e finalize com os carboidratos.

- Certo dia percebi que comi demais, mas não lembrava o sabor das preparações, isso já aconteceu com você? Experimente cada mordida, do início ao fim. Saboreia cada preparação, perceba o sabor, a textura a consistência dos alimentos. Mastigue de forma atenta e consciente. Disponha os talheres sobre o prato sempre que levar a comida a boca.

- Dê atenção à qualidade dos alimentos e não às suas calorias. Existem alimentos calóricos, porém com importante papel na garantia da qualidade de vida, como podemos citar os alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas: azeite extra virgem, abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, coco, amêndoas).

- Pratique atividade física regularmente. Após um dia cansativo de trabalho, tudo o que você quer é relaxar. Dessa forma, a atividade física é deixada de lado. Quer seja ao iniciar ou finalizar o dia, a prática da atividade física trará benefícios como: aumento da disposição, melhora no condicionamento, fortalecimento do organismo, contribuição para o bom humor e ainda prevenção de doenças.

- Durma bem. Tenha de 6h a 8h de sono por dia. Em média, são necessárias 8 horas de sono para que o corpo humano possa se recuperar do cansaço diário.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA