Confira o funcionamento do Museu da Indústria neste final de ano

O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE) estará fechado nos dias 24, 25 e 31/12/2017 e no dia 01/01/2018. Nos outros dias de dezembro e janeiro, o funcionamento permanece normal: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 9h às 13h. Entrada gratuita.

Está em cartaz, no Museu da Indústria, a Exposição “Carnaúba – Árvore da Vida”, que apresenta os aspectos biológicos, beneficiamento, processo de transformação em cera, tonalidade, o papel econômico da carnaúba no desenvolvimento do Ceará e a história da SC Johnson com o Brasil são contados na exposição “Carnaúba – Árvore da Vida”

Saiba mais sobre a carnaúba
A carnaúba é uma palmeira nativa da região semiárida e compõem o imaginário e o cotidiano dos habitantes dessa área. A palavra carnaúba tem origem na língua tupi e significa “árvore que arranha”. Os primeiros a conhecer e a utilizar a carnaúba foram os índios, através do uso da palha na confecção de cestos, urus e urupemas. No início da ocupação portuguesa, muitos dos carnaubais foram desmatados para dar origem a pastos para o gado, sendo a planta utilizada na confecção de utensílios como bolsas, chapéus, cestas, esteiras, na construção de moradias, e o palmito usado para alimentação da população e de animais em períodos de seca.

Da árvore que arranha, tudo é aproveitado. O palmito da planta jovem é alimento, assim como o fruto, que atrai ruminantes e suínos. As folhas verdes alimentam o gado. Quando elas secam, retira-se o pó, aproveitado na produção da cera. As palhas são utilizadas no artesanato, na fabricação de utensílios domésticos e na cobertura de casas, barracas, entre outras obras da construção civil. Do tronco, fazem-se caibros e linhas para o telhado, e a raiz tem uso medicinal. Ainda nos dias atuais é comum observar o uso do tronco da carnaúba como suporte para cobertura das casas e suas palhas na confecção de materiais utilizados no dia a dia. A cera de carnaúba segue tendo relevante papel na balança comercial do Ceará e é utilizado em diversos ramos da indústria.

Visite a exposição “Carnaúba – Árvore da Vida”
O Museu da Indústria é um equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), uma das casas da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A exposição é co-patrocinada pela SC Johnson. Confira os horários para visitação da exposição: terça a sábado – 9h às 17h e domingo – 9h às 13h. Entrada gratuita.
Museu da Indústria - Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro

Mais informações: museudaindustria-ce.org.br / 3201 3901.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA