Panorama do setor de móveis e processo de exportação é discutido em reunião

O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado do Ceará (Sindmóveis) se reuniram hoje (11/12) com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) para debater o panorama do setor e ações de fomento à exportação.

Durante a reunião foram apresentados dados do setor de móveis, ações da Abimóvel e o Projeto Brazilian Furniture. O gerente do projeto, Willian Casarim, coloca as ações como importantes por impulsionar a retomada do crescimento da exportação de móveis das empresas brasileiras, que no atual panorama representa 0,4% no comércio mundial de móveis. Conforme os dados apresentados, no ranking dos países produtores o Brasil está em 6º lugar. Ainda segundo Willian, “há espaço para o Brasil conquistar novos mercados”.

Foram apresentadas também os principais países importadores, a evolução do consumo mundial, os principais artigos importados. Entre as ações realizadas pela Abimóvel, entrega à CNI do anexo da indústria de móveis à NR 12 e a participação no grupo de trabalho para compras governamentais sustentável.

Já sobre o Brazilian Furniture, programa que visa promover a internacionalização da indústria do mobiliário ao fomentar as exportações, foram mostradas três ações estratégicas a serem trabalhadas: desenvolvimento da cultura e da competitividade exportadora, promoção internacional da imagem do setor e crescimento do valor das exportações, com ações de geração de negócios para a indústrias.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA