SESI/CE e SENAI/CE discutem projeto piloto de novo ensino médio, em Brasília

Nos dias 5 e 6/12, representantes do SESI e SENAI de Alagoas, Bahia, Ceará e Espírito Santo participaram, em Brasília-DF, do encontro de implantação do projeto piloto Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional.

O objetivo do Encontro era apresentar, à luz do novo marco legal da Reforma do Ensino Médio, as bases epistemológicas e pedagógicas do projeto piloto experimental: Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional na Área Industrial de Energia, com habilitação profissional em Técnico de Eletrotécnica.

A programação do Encontro envolveu palestras e a apresentação das matrizes curriculares por área do conhecimento e do material didático.

O Projeto Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional será implantado em 2018, como experiência pedagógica. 

Saiba mais

O projeto foi estruturado pela equipe de Educação do SESI e SENAI do Departamento Nacional, com a participação dos Departamentos Regionais do Ceará, Alagoas, Bahia e Goiás - estados que serão piloto do projeto, a partir de fevereiro de 2018. Cada estado ficou responsável por construir as matrizes curriculares de competências e habilidades por área do conhecimento, cabendo ao Ceará a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O projeto piloto do SESI e SENAI está fundamentado na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que regulamenta o Novo Ensino Médio. Os estudantes que participarem da experiência passarão por um itinerário de formação técnica e profissional direcionado ao segmento de energia, com habilitação em Eletrotécnica.

A iniciativa já foi apresentada ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Educação, no mês de novembro.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA