Especialistas priorizam ações para desenvolver setor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Três projetos foram escolhidos ontem (6/12), na Casa da Indústria, durante reunião de especialistas do Masterplan de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como prioritários para o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Ceará nos próximos 10 anos. A ação é mais uma fase do projeto Rotas Estratégicas Setoriais, que faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Foram trabalhados dois temas: Economia de Serviços e Conhecimento e Mobilidade, Conectividade e Segurança. Das 245 ações apontadas nas Rotas Estratégicas, 40 foram elencadas como prioritárias e três projetos foram iniciados. De acordo com a equipe do Núcleo de Economia e Estratégica da FIEC, responsável pelo projeto, os principais gargalos apontados foram falta de fomento e criação de ambiência para inovação e falta de interação entre academia e setor produtivo.

Para completar as atividades dessa fase, para o setor de TIC, serão feitas entrevistas com os atores envolvidos no processo: academia, terceiro setor, empresas e governo.

Sobre o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Segundo estudo feito pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, o O setor é composto por quatro áreas: Serviços de Informação (12,04%), Produtos de Informática (6,29%), Telecomunicações (38,58%) e Tecnologias de Informação (43,09%). O Ceará está em 12º lugar em relação à receita gerada pelo setor, com representação de 1,2%. Em quantidade de empregos, o Ceará é o 11º no ranking, com cerca de 13 mil empregos, o que representa 1,6% do total, estando a grande maioria (80,3%) em Fortaleza.

O Setor de Tecnologia de Informação e Comunicação foi considerado essencial para alavancar o futuro do Estado, devido ao seu perfil transversal à indústria e, consequentemente, à capacidade de contribuir para elevação da produtividade de diversas atividades econômicas, incluindo as novas formas produtivas ligadas à Indústria 4.01, possibilitando o desenvolvimento de inovações.

Para Produtos de Informática, com análise do Valor da Transformação Industrial (VTI), o Estado apresentou ligeiro acréscimo na sua representatividade nacional nos últimos cinco anos – de 0,2% para 0,3%. Dessa forma, o Ceará ocupa o 10º lugar no ranking das 27 unidades federativas (UFs).

Sobre o Masterplan

O Masterplan é o projeto de contribuição para o desenvolvimento do estado com a implantação de uma agenda de ações das Rotas Estratégicas Setoriais, que faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria. O objetivo é contribuir para a competitividade dos setores por meio da priorização coletiva das ações, da assessoria às governanças setoriais e do monitoramento de indicadores estratégicos para concretização das visões de futuro.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA