Especialistas debatem ações importantes para aplicação da Biotecnologia aos negócios

A Biotecnologia é uma aplicação tecnológica que faz uso da biologia a fim de gerar ações e produtos que possam valorizar socioeconomicamente diversos setores como a agroindústria.  A Biotecnologia é bem conhecida no ambiente universitário, mas precisa de uma ponte mais sólida com o setor produtivo gerando negócios. Para aplicá-la ao ambiente de negócios, a Biotecnologia é o tema central do painel reunindo cerca de 20 especialistas do Masterplan, realizado na tarde desta terça-feira, (5/11) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza. O painel está realizando de uma só vez a priorização de ações que vieram das Rotas Estratégicas Setoriais e a transformação em projeto.

Empresários do setor de alimentos, como o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, e pesquisadores, como o professor José Osvaldo Beserra Carioca, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC, estão elencando para transformar em projeto 79 ações filtradas de quase 400 apontadas por especialistas nas Rotas Estratégicas Setoriais em Biotecnologia. 

Entre as propostas, estão a aplicação da biotecnologia à agropecuária, saúde, e meio ambiente; melhorias das normas de regulamentação da área; capacitação de profissionais após formalizadas patentes de produtos; melhoria do relacionamento das empresas com as universidades; criação de um polos ou polos de aplicação da biotecnologia em negócios nas mais diversas áreas; incentivo às empresas locais e produção de matérias-primas que atendam empresas que empregam a biotecnologia ou atração de empresas de fora que façam isso.

Nesta quarta-feira, 6/12, acontecerá o painel do Masterplan do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Acontecerá também à tarde, a partir das 13h30min. Com dois paineis, encerram -se a rodada de eventos da agenda de ações das Rotas Estratégicas Setoriais em 2017.

Sobre o Masterplan
O Masterplan é o projeto de contribuição para o desenvolvimento do estado com a implantação de uma agenda de ações das Rotas Estratégicas Setoriais, que faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria. O objetivo é contribuir para a competitividade dos setores por meio da priorização coletiva das ações, da assessoria às governanças setoriais e do monitoramento de indicadores estratégicos para concretização das visões de futuro.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA