[VITRINE TECNOLÓGICA DO SENAI CEARÁ] - Smart Plug, choque elétrico nunca mais!



Quem nunca tomou um choque elétrico na vida? O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica, tal reação pode acarretar consequências graves como queimaduras, sequelas permanentes e até mesmo a eletrocussão que é a morte provocada pela exposição do corpo à uma dose letal de energia elétrica.

De acordo com pesquisa realizada pela Abracol, em 2015 ocorreram cerca de 590 mortes por choque elétrico somente no Brasil, sendo a maioria dos casos na região nordeste, conforme demostra gráfico abaixo.

Estes acontecimentos são recorrentes, pois a quantidade de eletroeletrônicos não para de aumentar nas residências, empresas, inclusive nos meios de transportes. Vale ressaltar que são nas residências onde ocorrem o maior número de choque elétrico envolvendo crianças e adultos.

Todos conhecem medidas que devem ser tomadas para prevenir choques elétricos, no entanto, tais medidas, por exigir uma atenção rigorosa, nem sempre são eficazes, menos ainda quando se trata de uma ação provocada por um incapaz.

Pensando nisso, as ex-alunas do curso de mecatrônica do SENAI Jacarecanga, Alessandra Fernandes Lopes e Rita de Kássia da Silva Araújo, os professores Rafael Rodrigues da Silva e Paulo Francisco Jordão desenvolveram uma tomada inteligente denominada Smart Plug, com o objetivo de proteger crianças e adultos dos perigos da eletricidade. Essa invenção promete tranquilidade no manuseio de equipamentos ligados a corrente elétrica, bem como contribuir com a diminuição do número de acidentes e/ou mortes provocadas por choques elétricos.

Diferencial competitivo
A empresa que lançar o produto no mercado terá um grande diferencial competitivo, uma vez que a tecnologia atende anseios sociais pois, a proteção contra choques elétricos é, sem dúvida, uma novidade valorosa para o consumidor, além disso, é um produto único, superior aos concorrentes, aplicável a múltiplas situações.  A referida invenção contempla os mais diversos públicos, uma vez que poderá ser instalada em casas, hospitais, escolas, empresas e etc. O Smart Plug promete solucionar um problema que sucede em todo o mundo.

Serviço
A empresa interessada no produto Smart Plug tecnologia pode clicar AQUI e ter acesso ao Sumário Comercial da Smart Plug.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI Ceará faz parte do Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC(CEI). Quer desenvolver uma solução tecnológia igual ao Smart Plug?


Entre em contato conosco pelo e-mail: nit.senai@sfiec.org.br, (85) 3293-5074 ou CLIQUE AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA