Setor eletrometalmecânico discute perfis profissionais de futuro

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) reuniu hoje (23) especialistas do setor eletrometalmecânico para discutir a formação de perfis profissionais que tragam novas perspectivas ao desenvolvimento industrial e ao progresso da sociedade. O projeto "Perfis Profissionais de Futuro" faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria e dá continuidade às Rotas Estratégicas Setorias. 

Para o coordenador do Programa, Sampaio Filho, é imperativo que a mão de obra cearense esteja preparada para acompanhar o desenvolvimento sustentável das empresas. "As indústrias precisam, por exemplo, de engenheiros de produção que não entendam apenas de produção. Eles precisam ter uma visão do todo, entender de empreendedorismo, recursos humanos, inovação. O profissional tem que pensar fora da caixa", reiterou. Sampaio pontuou ainda a importância do trabalho coletivo executado no âmbito do Programa para Desenvolvimento da Indústria: "A Fiec é uma indutora, mas o projeto é da sociedade. Se hoje, os atores - empresários, academia e governo - pegam as publicações e se enxergam nelas, é porque eles participaram e se corresponsabilizam".

Segundo Marília de Souza, representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), parceira da iniciativa, o debate pautou-se nas capacidades técnicas que os indivíduos deverão possuir para realizar atividades atualmente inexistentes ou embrionárias. "Não discutimos grades curriculares ou comportamentos. Os perfis não se referem necessariamente a futuras profissoes, cargos, postos de trabalho ou a novos cursos, mas devem buscar responder às tendências tecnológicas e sociais globais", esclareceu.

O encontro reuniu empresários e membros de universidades e escolas técnicas. 

Para saber mais sobre as 13 Rotas Estratégicas Setoriais, clique AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA