FIEC, Governo do Estado e Fecomércio realizam seminário sobre incentivos fiscais

Na próxima segunda-feira (27), às 18h30, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio) e o Governo do Estado do Ceará promovem seminário para discutir incentivos fiscais com empresas cearenses.

Por meio dessa política econômica, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia com o Imposto de Renda das empresas, para fomentar a execução de iniciativas sociais, culturais, educacionais, de saúde e esportivas. A destinação é feita pela própria empresa, que pode escolher os projetos e causas que desejar investir e potencializar.

Com o seminário, o Governo do Ceará pretende estimular o investimento em projetos localizados em território cearense, uma vez que muitas deduções de IR são destinadas a projetos em outros Estados. A ação é liderada pelo Conselho Temático de Responsabilidade Social da FIEC (CORES), que na ocasião lançará a cartilha “Incentivos Fiscais – Agregue valor à sua empesa e contribua com o desenvolvimento social”, formulada em parceria com a Fundação Beto Studart.

O evento é destinado exclusivamente a empresas com tributação do Imposto de Renda no Lucro Real e para empresas com ICMS tributado sem Substituição Tributária. Em pauta, estarão o Ato  Normativo CEDIN 01/2016 que obriga as empresas com Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) a aplicarem recursos em projetos no território do Estado do Ceará que sejam contemplados pelas leis de incentivo, sob pena de revogação do benefício concedido pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial – Cedin. Nesse horizonte, enquadram-se a Lei Rouanet, Lei do Esporte, Lei da Criança e do Adolescente, Lei do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON). Também será discutida a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Lei do Mecenato, que permite a dedução de 2% do ICMS das empresas investidoras.

Participam do seminário o Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), César Ribeiro, que falará do Ato Normativo CEDIN 01/2016; o auditor de Fiscalização da Receita Federal, Wilmar Teixeira, que esclarecerá os empresários sobre a dedução fiscal destinada aos projetos; o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, que abordará a Lei Estadual de Incentivo à Cultura; e o Secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Mauro Filho, que tirará dúvidas técnicas sobre a dedução do ICMS.


Serviço:
Incentivos Fiscais – Estado e empresas investindo no desenvolvimento social e cultural do Ceará
Data:  27 de novembro
Horário: às 18h30
Local: FIEC (Av. Barão de Studart, 1980)

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA