Escola SESI SENAI celebra Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado neste 20 de novembro. Durante todo o mês, a Escola SESI SENAI de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) realizou atividades com os estudantes em alusão à data.

A liderança das ações ficou por conta do Laboratório Ebepiano de Estudos Sociais (LEES), orientado pelo professor de sociologia Tiago Araújo, e dividiu-se em dois momentos principais. O primeiro consistiu no fomento de debates entre os alunos, feitos no classroom com a mediação dos monitores do LEES. O classroom é uma sala de aula virtual do programa Google For Education, que permite a criação de fóruns de discussões e a utilização de recursos variados, como vídeos e fotos. No segundo momento, mais voltado à expressão artística, os alunos foram estimulados a criar músicas, poemas, fotografias ou cartazes que retratassem a cultura afro-brasileira e a luta do Movimento Negro. A repercussão foi tão positiva que o SESI/CE aderiu à atividade, criando um filtro em suas redes sociais com o tema: "Mês da Consciência Negra". Estudantes fizeram postagens utilizando a hashtag "#MinhaNegritude", falando sobre respeito e diversidade.

Para Tiago Araújo, professor que idealizou a atividade, o resultado foi gratificante. "A intenção era sensibilizar os estudantes. Esta é uma data que não pode deixar de ser comemorada, primeiramente porque é uma Lei Federal, e depois pela importância de se falar da cultura e da luta do povo negro. Muito alunos fizeram mais do que uma ação proposta, e isso mostra que conseguimos ter o envolvimento deles. Ainda temos muito a avançar e discutir, a ideia é que o evento cresça a cada ano", afirmou. 

O Dia da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar desde 2003, quando foi instituído o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas. A data faz referência ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.

Se você tem interesse em aderir à campanha nas redes sociais, ainda dá tempo! Clique AQUI para modificar o seu avatar no Facebook e AQUI para ter acesso ao filtro para fotos e vídeos. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA