FIEC/Cosin promove palestra sobre eSocial

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza no dia 16/11, às 19h, na Casa da Indústria, uma palestra sobre o eSocial, um sistema informatizado no qual as empresas irão comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como folha de pagamento, aviso prévio e informações sobre FGTS. O palestrante é o médico do trabalho e especialista, Gustavo Nicolai.

O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. A partir de 2018, as empresas deverão utilizar o sistema. O objetivo do evento é alertar empresários, contabilistas e profissionais ligados ao assunto sobre os prazos e adequações necessárias para o E-Social. O evento é promovido pelo Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (Cosin) da FIEC, presidido por Jaime Bellicanta.

Sobre o eSocial

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o eSocial. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA