FIEC marca presença em Feira do Conhecimento

O Sistema FIEC marcou presença no primeiro dia da Feira do Conhecimento  – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, iniciada hoje (26), no Centro de Eventos do Ceará. A abertura da programação contou com a participação do presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Fiec, Sampaio Filho, ao lado do Secretário da  Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Jailson Bittencourt.

Até o dia 29 de outubro, das 10h às 21h, a Feira vai reunir academia, empresas, governo e comunidade mostrando o conhecimento produzido no Estado, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de ciência e tecnologia. 

Nesta manhã, o evento sediou reunião do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, que está sendo formulado neste momento. Guilherme Muchale, economista da FIEC, apresentou os resultados do Projeto Rotas Estratégicas Setoriais, no que se refere à Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. "A Macroplan Consultoria, empresa selecionada para coordenar a elaboração do plano, já utilizou boa parte do conteúdo das Rotas Estratégicas para fazer o diagnótico inicial. Os estudos socioeconomicos serviram como base", informou Muchale. Amanhã (27), o economista realiza nova apresentação, desta vez para um grupo mais amplo.

Alunos da Escola SESI SENAI (Ebep) também tiveram espaço na programação. A equipe Linus Pauling, formada por cinco alunos da instituição, ministrou a oficina "​Scratch - uma linguagem simples e intuitiva". Utilizado nas aulas da escola, o Scratch é um programa multimídia destinado à criação e à promoção de sequências animadas. Vencedores de um campeonato realizado na Escola SESI SENAI em maio deste ano, os estudantes lotaram a Sala de Games da Feira do Conhecimento de pessoas interessadas em dar os primeiros passos em linguagem de programação. A oficina contou com teoria e prática e foi inteiramente conduzida pela equipe de alunos.

A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, ministrou a palestra "Como prospectar oportunidades de negócios através de missões internacionais", abordando os benefícios e as dificuldades da internacionalização enfrentados por indústrias e empresas no Brasil.

Amanhã (27) e sábado (28) a FIEC prossegue sua participação no evento, por meio do Núcleo de Economia e Estratégia e o Centro de Excelência em Inovação (CEI), com a realização dos Fóruns de Oportunidades para a área de Startups e de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), em parceria com Redenit-CE e Governo do Estado, através da Funcap.

Mais informações: http://www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento/

               

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA