Homens e mulheres do Grande Moinho Cearense recebem informações sobre prevenção ao câncer de mama

Samara Costa, de 20 anos, trabalha na área administrativa do setor de manutenção do Grande Moinho Cearense. Disse que vai se prevenir prestando atenção no calendário de exames para prevenção câncer de mama depois das informações que recebeu no auditório da empresa. Já José Carlos Rodrigues Cardoso, de 36 anos, trabalha na parte de produção de moagem da companhia. Disse que vai dar o apoio à esposa para que a mesma faça os exames preventivos e que ele vai realizar exames ao lembrar que homem pode ter também câncer de mama.


Momentos antes, Samara e José Carlos viram que a cura do câncer de mama pode está nas suas mãos.  Eles estavam juntos aos 40 funcionários do Grande Moinho Cearense, localizado ao lado do Porto do Mucuripe em Fortaleza, que deram uma pequena parada nos seus afazares industriais, na tarde desta quarta-feira, (25/10),  para entender mais sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Eles foram beneficiados com as ações da campanha Outubro Rosa, promovida pelo SESI/CE.


Os colaboradores, entre homens e mulheres, acompanharam uma apresentação teatral e uma palestra em tom de conversa, conduzida pela enfermeira do trabalho do SESI Ceará, Conceição Cid, sobre as causas, tipos de câncer de mama, o público-alvo e quais os períodos ideiais para realização dos exames.


A apresentação teatral mostrou o amor, apoio e solidariedade do esposo ao saber que a sua esposa começou o tratamento do câncer de mama. Ela estava com um bandana que simboliza o momento que os cabelos caem no tratamento. Ao falar da esquete, Conceição Cid reforçou a importância do companheirismo dos homens para que suas esposas superem esses momentos bem como daqueles que podem ajudar outras mulheres na prevenção com a realização do exames periodicamente.


A gerente de Desenvolvimento Humano do Moinho Cearense, Walkíria Brasil, demonstrou satisfação com o trabalho do SESI durante o Outubro Rosa que vem a reforçar as atividades sistemáticas da empresa na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras com a realização de exames e de ações de preveção à saude e bem-estar.


Ao final, a enfermeira Conceição Cid revelou que já superou um tratamento para combater um câncer de mama. E conseguiu sucesso porque descobriu a tempo. Sua história de vida emocionou a todos e serve de lição às mulheres e homens trabalhadores do Moinho.


Saiba mais
Além do Moinho Cearense, diversas empresas como Marques Transportes e Serviços, Pardal Sorvetes, Canpack, Nadile Confecções, Sigma Costura, Nutrinor e Wobben, entre outras, receberam ações da campanha Outubro Rosa, promovida pelo SESI/CE. 

Pelo terceiro ano consecutivo, o SESI/CE aderiu à campanha Outubro Rosa, oferecendo às indústrias um pacote de ações, com a realização de palestras, oficinas, espetáculos lúdicos e a distribuição de materiais informativos sobre câncer de mama.

O objetivo é conscientizar empresários e trabalhadores industriais sobre a importância da prevenção. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no mundo, com elevadas taxas de mortalidade no Brasil. Com isso, o SESI/CE reforça o seu compromisso em levar saúde e bem-estar para os trabalhadores das indústrias cearenses.


Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o referido mês se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 60 mil mulheres morrem anualmente por algum tipo de câncer. Entre eles, o câncer de mama ainda é o mais comum. Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é superior a 90%.


Serviço:
Se você é empresário da indústria e tem interesse em aderir ao Outubro Rosa, ligue (85) 4009.6300! 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA