Sindcerâmica realiza III Seminário Gestão, Sustentabilidade e Inovação de Cerâmica Vermelha

O Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado do Ceará (Sindcerâmica) realiza hoje (25/10), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o III Seminário Gestão, Sustentabilidade e Inovação de Cerâmica Vermelha. O evento contou com a presença do secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno.

Na ocasião, foi assinado o Pacto de Produção Sustentável pelos representantes do Sindcerâmica, Sema, Semace, Idace e Incra. O pacto é um instrumento desenvolvido no âmbito dos projetos: "Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Ceramistas do Baixo Jaguaribe"; e "Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe". É executado pela Sema, resultado de acordo de cooperação financeira do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica, com apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

De acordo com o presidente do Sindcerâmica, Marcelo Tavares, o evento finaliza o projeto, que capacitou cerâmicas da região do Baixo Jaguaribe, no Ceará, e também os assentamentos fornecedores de madeira, para que forneçam de maneira legalizada e obtenham renda de maneira sustentável.

Esse pacto foi construído através de várias reuniões técnicas, levando em consideração a importância de desenvolver e implementar um modelo sustentável de atuação no âmbito de eficiência energética para as indústrias de cerâmica e promover a utilização racional dos recursos naturais necessários para a operacionalização das cerâmicas. Como parte do pacto, foram entregues 60 kits termopares às cerâmicas que participaram do projeto. “Os kits beneficiam as cerâmicas para terrem maior controle da queima, evitando desperdício e obtenham queima mais homogeneizada, com redução de custos”, explica Marcelo Tavares.

A programação contou com as palestras “Caracterização dos blocos estruturais produzidos no Ceará”, com o engenheiro civil Carlos Alberto Bezerra Alexandre; e “Otimização da qualidade da queima de produtos cerâmicos”, com o técnico em cerâmica e administrador, Antônio Carlos Pimenta. Também houve exposição do projeto “Extrusor de telha eficiente”, pelo pesquisador Ralffo Vieira. A peça tem apoio do Sindcerâmica e BNB e proporcionará, segundo Marcelo Tavares, redução do consumo de energia elétrica e do retraço.

        

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA