CBGD reúne empresários e profissionais do setor de energia na FIEC

Empresários, investidores, profissionais e acadêmicos do setor de energia de todo o país participam, na Casa da Indústria, do 2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CGBD) e da 2ª Feira Brasileira de Geração Distribuída (ExpoGD). O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, nomeado também presidente de honra do evento, deu as boas-vindas aos participantes em solenidade de abertura. Congresso e Feira seguem até amanhã (26/10) com programação de palestras e debates, apresentação de trabalhos técnicos e exposição de tecnologias, máquinas e equipamentos do setor. 

Em discurso, o presidente da FIEC destacou que cada megawatt instalado de geração distribuída proporciona a criação de 30 empregos e cerca de R$ 5 milhões em investimentos, o que faz do setor da Geração Distribuída um dos acertados caminhos para a retomada do desenvolvimento.

Segundo ele, a FIEC, por meio do Núcleo de Energia, tem dado grande colaboração nesse processo, dispensando uma especial atenção em Energias Renováveis, tanto discutindo os entraves quanto estimulando a vinda de interessados em participar desse momento, aproveitando o alto nível na relação mantida entre o poder público e a iniciativa privada no Estado do Ceará. Entre as ações desenvolvidas, o presidente citou as Rotas Estratégicas Setoriais do Programa para Desenvolvimento da Indústria. “Estamos confiantes de que vamos avançar muito e levar o Ceará à liderança no setor. A liderança, porém, não é o objetivo principal. O importante é usarmos todo o nosso potencial”, ressaltou.

O presidente do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Ceará (Sindienergia), Benildo Aguiar, lembrou que o Ceará ocupa na Geração Distribuída de Energia a segunda posição no Brasil em potência instalada, com 12,5% do total, e destaca-se na região Nordeste tanto em quantidade de consumidores gerando sua própria energia (29,7% do total) quanto em potência instalada (63,4%).

“O Sindienergia vem atuando de forma alinhada com as Rotas Estratégicas e de mãos dadas com as demais entidades do setor, com foco na força do associativismo e buscando contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva no Estado. Este evento é uma das ações que certamente contribuirão e muito para irmos ainda mais além”, sublinhou.    

O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, falou da satisfação em ver a casa cheia para o evento e agradeceu o apoio da FIEC e dos patrocinadores para a realização do congresso. “Nós somos privilegiados por trabalharmos no setor de energia e sem energia não há progresso; somos privilegiados porque as energias renováveis impactam o meio ambiente e o planeta; e somos privilegiados porque é um setor em que nós conseguimos agregar valor que perpetua nas próximas gerações”, pontuou.

Também participaram da solenidade de abertura o secretário adjunto de Energia da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Renato Rolim; a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza (Seuma), Águeda Muniz; o assessor do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Syrkis; e o deputado estadual de Minas Gerais, Gil Pereira. O CBGD e a ExpoGD são eventos anuais, de cunho tecnológico, promovidos no contexto de geração distribuída com fontes renováveis, sob a liderança da ABGD e organizados pela FRG Mídias e Eventos, pela FIEC e Sindienergia. O objetivo é discutir o estado da arte e as tendências tecnologias de uso de fontes renováveis para a geração de energia.     

                                       
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA