Docentes do SENAI reúnem-se no Ceará para debater cursos de energia fotovoltaica

Professores de nove Departamentos Regionais do SENAI reuniram-se na manhã de hoje (24) para o Worshop "Lições Aprendidas em cursos de Energia Fotovoltaica", na unidade do SENAI Barra do Ceará, em Fortaleza/CE. O evento, conduzido pelo SENAI nacional juntamente com a agência alemã de Energias Renováveis GIZ, teve o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os docentes, além da discussão sobre novos métodos de provas práticas e situações de aprendizagem.

O coordenador de Educação Profissional e Capacitação da GIZ, Christoph Budke, abriu a programação e disse sentir-se orgulhoso dos resultados atingidos até agora. “A GIZ é uma empresa do governo alemão que atua em projetos de cooperação bilateral, e está neste projeto desde 2015. A ideia é desenvolver e introduzir novos cursos para capacitar mão de obra para o setor de energias renováveis. Hoje estamos muito orgulhosos porque o SENAI já iniciou cursos na área de energia fotovoltaica em oito estados brasileiros”, afirmou.

Participaram do workshop docentes com diferentes tempos de experiência, o que enriqueceu o momento. O professor Maurício Gaudino, do SENAI Paraná, disse que sua unidade pretende iniciar em breve um curso de energia fotovoltaica. “Nós ainda não começamos, então está sendo muito produtivo conhecer as experiências de outros estados, que já têm um acúmulo maior na área”, pontuou.

O SENAI Ceará possui, atualmente, três cursos voltados para o segmento: Iniciação em Montagem de Sistemas Fotovoltaicos, Montador de Sistemas Fotovoltaicos e Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos. Neste momento, apenas o último está com inscrições abertas. “Apesar da crise, o mercado de energia está em crescimento. Estamos conseguindo ampliar o leque de cursos e temos matrículas constantes. Os alunos sabem que essa é uma carreira em ascensão. A nossa avaliação é positiva”, expôs o gerente do SENAI Barra do Ceará, Sales Brandão.  

Para conhecer os cursos do SENAI Ceará clique aqui ou ligue (85)4009.6300

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA