NIT do SENAI/CE oferece serviços em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)

Em tempos de crise, empresas buscam as mais diversas formas para se manterem no mercado, tais como, o desenvolvimento de novos produtos ou processos para redução de custos e/ou otimização de resultados. Tais estratégias envolvem tempo e dinheiro para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), podendo incorrer no risco de seus concorrentes apropriarem-se do que foi desenvolvido sem arcarem com os custos envolvidos na concepção da tecnologia.

Para que uma empresa não sofra os impactos deste tipo de problema, é importante analisar se há a possibilidade de fazer a proteção da tecnologia no Instituto de Propriedade Industrial (INPI) e solicitar o pedido de proteção com o intuito de obter o título de proprietário da atividade inventiva desenvolvida, seja por meio de patente, desenho industrial, software ou marca. Assim, a empresa poderá impedir que terceiros, sem autorização, façam uso de sua propriedade industrial;ou auferir retorno financeiro com a comercialização da tecnologia protegida; ou das duas formas, dependendo das estratégias da empresa. Essa iniciativa gera uma nova oportunidade de explorar a tecnologia do negócio, assim agregando um valor intangível à instituição detentora da inovação.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do SENAI/CE, possui, em seu portfólio de serviços, desde a análise de viabilidade da inovação, passando pela proteção junto ao INPI até a realização da transferência da tecnologia para o mercado.

Tem uma ideia inovadora de produto ou processo? Já possui uma tecnologia protegida e quer colocar no mercado? Entre em contato conosco e agende uma reunião, pelo e-mail: nit.senai@sfiec.org.br, (85) 3293-5074 ou clique AQUI.

Do BLOG  do NIT.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA