Seminário de Nanotecnologia leva participantes para visitas técnicas

O Seminário Nanotecnologia para Indústria Brasileira teve continuidade hoje (6/10), com a realização de uma visita técnica à empresa T Química e aos laboratórios da Universidade Federal do Ceará. O objetivo era mostrar aos participantes a aplicação prática da Nanotecnologia, a partir de cases de sucesso.

Com 16 anos de atuação no setor de limpeza e higiene profissional, a T Química vive desde 2013 um ponto de inflexão em seus negócios. Graças à aproximação com a academia, a empresa passou a investir em pesquisa para encontrar produtos inovadores, que têm na nanotecnologia o seu grande diferencial. Um deles é um neutralizador e bloqueador de odores que já está disponível para compra. Com uma pequena borrifada, o consumidor ganha proteção e aroma. “

O proprietário da T Química, Felipe Sátiro, fala com encanto e motivação dos projetos, a maioria em fase final de desenvolvimento. “O que me encanta na nanotecnologia é o fato de trabalhar em um ambiente em que não se enxerga nada. No mundo dos microrganismos, precisamos de ferramentas nano para combater os patogênicos, que também são nano. Acreditamos que isso diferencia muito o produto, tanto na aplicação, quanto na efetividade contra determinadas bactérias”, pontua.

Entre os produtos estão um amaciante para roupas com efeito repelente, produtos veterinários com agentes cicatrizantes, cosméticos inteligentes, e neutralizadores e bloqueadores de odores. Este último, já disponível para compra, proporciona ao consumidor proteção contra bactérias e aroma agradável, com apenas algumas borrifadas. “Não se trata de um aromatizante, pois o bloqueio também é higienizante. Ele pode ser usado em banheiros, sapatos e roupas”, explica Thiago Sátiro, gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa.

O grupo, formado por empresários, especialistas e representantes de instituições nacionais, como a CNI e ABDI, conheceram ainda os laboratórios dos departamentos de Física e Química da Universidade Federal do Ceará.

O Seminário Nanotecnologia para a Indústria Brasileira é fruto do acordo entre a Confederação Nacional da Indústria e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, buscando a conjugação de esforços para a estruturação e execução de ações com vistas à promoção da inovação e do desenvolvimento tecnológico e industrial brasileiro, tendo como foco a nanotecnologia. Depois do Ceará, o projeto será multiplicado pelo país em estados como Santa Catarina e Bahia.

O evento é uma realização do Sistema FIEC em parceria com o Sindquímica, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Governo Federal e Sindquímica.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA