Ceará 2050: O futuro para os cearenses já começou

Como será o Ceará daqui a 30 anos? Como pensamos o Estado em que vivemos num futuro que é tão longe e, ao mesmo tempo, tão perto? Que estratégias serão tomadas para garantir a melhoria da saúde, educação, segurança pública e geração de emprego e renda cearenses? E do abastecimento d’água, num solo tão castigado pelos anos sem chuvas? Todos esses questionamentos começam a ser debatidos, nesta segunda-feira (2), no Centro de Eventos do Ceará, durante a apresentação, pelo governador Camilo Santana, do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050.

Integrando o Ceará Sustentável, um dos principais alicerces do projeto Os 7 Cearás, lançado em 2015, o Ceará 2050 vai traçar mecanismos para acelerar o desenvolvimento econômico e humano para as próximas três décadas. A iniciativa, que tem coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC), parte da consciência de que, apesar das muitas conquistas ao longo de sucessivos governos, o Estado precisa avançar para atender à celeridade das demandas sociais.

“Nos últimos tempos, o Ceará tem melhorado bastante, mas não o suficiente para acharmos que superamos uma série de adversidades, sobretudo sociais, do ponto de vista do capital humano”, destacou o secretário do Planejamento e Gestão (Seplag), Maia Júnior. E adiantou: “São essas questões que o Projeto Ceará 2050, em a parceria com a UFC, além de outros centros de ensino e pesquisa regionais, nacionais e internacionais, pretende responder de forma objetiva, construindo um planejamento consistente e duradouro”.

A partir de agora, os próximos 15 meses serão de discussão, envolvendo todos os atores sociais – independentemente de matiz partidária ou ideológica – para a elaboração de mais possibilidades para um Ceará que já tanto se desenvolveu.

Fonte: Governo do Estado

                     

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA