Boas práticas do SESI/CE e SENAI/CE são apresentadas pela CNI em Brasília

Em reunião realizada nesta segunda-feira (25/9) em Brasília, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou as dez melhores práticas do Sistema Indústria de todo o país. Dessas, duas são do Ceará, sendo uma do SESI/CE e outra do SENAI/CE. A reunião contou com a participação dos presidentes das federações, diretores e superintendentes do SESI, SENAI e IEL de todo o país. 

Do SESI/CE, a boa prática apresentada foi a digitalização de laudos médicos (laudos de telemedicina), cujo objetivo é dar mais celeridade e reduzir o custo do processo de laudos de exames radiológicos, eletrocardiograma e eletroencefalograma. A prática foi pensada a partir da constatação de que os prazos e custos da emissão de laudos eram muito altos. Soma-se a isso, a necessidade de deslocamento, pois muitas vezes o SESI/CE tinha que levar o exame até o local onde o médico se encontrava para que este pudesse laudar o exame. Esta situação tinha um impacto direto no tempo de retorno para o paciente e tempo de afastamento do trabalho.

Já a boa prática do SENAI/CE foi a certificação digital na emissão de certificados e diplomas. A ideia é conferir maior agilidade e menor custo no processo de emissão dos certificados emitidos pelo SENAI, aliados à garantia da autenticidade, integridade e rastreabilidade. A motivação inicial foi a necessidade de resolver o problema dos questionamentos constantes das empresas quanto à autenticidade da assinatura dos certificados do SENAI/CE. Porém, identificou-se também que era possível agilizar o processo de emissão, atendendo a uma necessidade do aluno e reduzir o custo unitário de emissão arcado pelo SENAI. 

A reunião sobre o Sistema Indústria contou também com apresentações sobre pesquisa de conhecimento e satisfação do SESI, do SENAI e das federações; do projeto CNI Digital; das plataformas nacionais do Sistema Indústria; do projeto de Indicadores do SESI e do SENAI; definição dos objetivos e foco do SESI, entre outros.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA