Fórum reúne pesquisas em biotecnologia

Alunos, pesquisadores e industriais participaram quarta-feira (13/9) de um momento de aproximação do setor produtivo com a academia. O Fórum de Oportunidades em Biotecnologia - Transfnit, realizado no espaço de inovação e berçário de startups para saúde no Instituto de Câncer do Ceará (ICC), mostrou ideias e tecnologias inéditas para gerar desenvolvimento econômico. Após as apresentações, Poliana Belisário apresentou a palestra "Patentes em Biotecnologia, da academia ao mercado". Na oportunidade, a FIEC divulgou a data de lançamento dos resultados da Rota Estratégia em Biotecnologia, que será no dia 3 de outubro; e do Seminário Nanotecnologia para Indústria Brasileira, que acontecerá no dia 5 de outubro. Os eventos ocorrerão na Casa da Indústria.

O coordenador da área de cooperação industrial da FIEC, Mário Gurjão, ficou entusiasmado com a mostra de pesquisas em forma de PITCH e com a  palestra de Polyanna Belisário. "O evento com a realização da FIEC promoveu a aproximação entre as instituições de ciência e tecnologia e o mercado e foi um momento importante para debater a transferência de tecnologia dos laboratórios e salas de aula para as empresas", destacou.

O presidente do Sindialimentos e membro do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC, André Siqueira, reforçou o interesse da FIEC em apostar em inovação tecnológica e de se aproximar das universidades."A biotecnologia é uma das rotas estratégicas trabalhadas pela FIEC dentro do Programa para o Desenvolvimento da Indústria. Além disso, os sindicatos industriais têm interesse de se aproximar ainda mais da academia. Proponho a realização de visitas de pesquisadores às indústrias e de industriais aos cursos de interesse dos ramos industriais", sugere.

O Transfenit é realização da Redenit-CE e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com apoio do Governo do Estado e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), em parceria com o ICC Biolabs. Conta ainda com a parceria de instituições como a Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Caprinos e Ovinos, UFC, UECe, Unifor, Sindialimentos, Sindquimica, Incubadora de Empresas Padetec, Funcap e Instituto Centec.

O próximo Fórum de Oportunidades será para o setor de Energia, no dia 22/09, na FIEC. Mais informações: 3421- 5972 (Renata Frota) .

Serviço:

As apresentações do Fórum de Oportunidades em Biotecnologia estão disponíveis no Portfólio Tecnológico online, no site www.redenit.com.br .

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA