SENAI Ceará abre as portas à comunidade

As unidades do SENAI Ceará em Fortaleza (Parangaba), Sobral e Juazeiro do Norte estão de portas abertas nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de setembro) para apresentar à comunidade a sua estrutura, os cursos oferecidos e como é trabalhar na indústria. Esta é mais uma edição do Mundo SENAI, um evento gratuito, com palestras, oficinas técnicas e exposição de trabalhos, cujo intuito é divulgar as oportunidades de formação profissional voltadas para a indústria. O diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, abriu a programação especial. da tarde do evento no SENAI Parangaba. Na ocasião, aconteceram palestras sobre gastronomia e alimentos, novas áreas de atuação da unidade.


São esperados nos dois dias de evento mais de três mil visitantes, entre estudantes de ensino médio e ensino técnico, de escolas públicas e privadas, além de universitários. No SENAI Parangaba, os visitantes participam de visitas guiadas nas salas Google, Lego e de Robótica da Escola Ebep e ao final têm a oportunidade de conhecer trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do SENAI, os Projetos Integradores, que demonstram a aplicação prática do conhecimento adquirido nos cursos ministrados na instituição.


Um desses projetos é o New Bar que consiste em um novo modelo de agulha para máquinas de costura utilizadas na indústria têxtil. Foi desenvolvido por três alunos do curso técnico têxtil, entre eles Marcos Mateus Dantas. Já trabalhando em uma grande empresa, ele conta que a ideia do projeto surgiu de uma necessidade real de produção e que, com o estímulo e a capacitação do SENAI, foi possível desenvolvê-lo.


Marcos serviu de inspiração para Victor Nascimento Santos, 17 anos, aluno da escola Joaquim Alves, que não conhecia o SENAI. “Só conhecia o SENAI pela televisão”, disse. Após a visita no Mundo SENAI Victor que já sonhava em seguir uma carreira técnica ficou entusiasmado. “Acho que esse é um caminho. Ainda não sei bem o que vou querer fazer, mas é bom saber que aqui perto de casa tem um lugar com tantas opções de curso”, declarou.


O gerente das unidades de Parangaba, Jacarecanga e Mucuripe, Elias Pedrosa, explica que o Mundo SENAI procura despertar o interesse dos participantes pelas profissões industriais e promover a aproximação com a indústria. “É uma oportunidade para jovens conhecerem mais sobre nossos produtos, além de ajudá-los a descobrir os caminhos que a instituição oferece para a formação profissional e de auxiliá-los a decidir com mais segurança qual carreira seguir”, destacou.   


Projetos integradores
Na avaliação do gerente, os Projetos Integradores são um diferencial dessa edição do Mundo SENAI. São 44 projetos de alunos com experimentos e soluções inovadoras para Indústria. Eles participam do Desafio SENAI de Projetos Integradores, uma iniciativa desenvolvida pelo SENAI nacional em todos os estados.


A premiação dos melhores experimentos será feita nesta sexta-feira,(15/9) em solenidade em Fortaleza.

Interior

O primeiro dia foi um sucesso nas unidades do SENAI no Interior. Em Sobral, as atividades ocorreram dentro do Centro Integrado SESI SENAI e chamaram atenção de alunos de escolas públicas. Em Juazeiro do Norte, o Mundo SENAI aconteceu na unidade reunindo estudantes de escolas públicas e aconteceu de forma itinerante na Faculdade Paraíso também no município.

      

   

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA