Leandro Karnal debate na FIEC sobre ética e corrupção

O filósofo gaúcho Leandro Karnal apresentou a palestra "Ética e corrupção no mundo contemporâneo: tem solução?" na noite da quarta-feira (6/9)  na sede da FIEC em Fortaleza. A palestra que lotou os auditórios e a área externa da Casa da Indústria faz parte do Fórum Industrial Ideias em Debate da Federação. O presidente da FIEC, Beto Studart abriu o evento enfatizando a importância da ética no mundo empresarial e dos negócios.

O presidente da FIEC, Beto Studart, disse estar discutindo constantemente sobre ética e moral na federação e no âmbito empresarial. "Nesse momento em que estamos vendo se derreter os valores, estamos muito preocupados com os jovens desse país", afirmou. No contexto político brasileiro, Karnal afirmou que "a corrupção é ambidestra". Porém, a sociedade está clamando por Ética.  "As crises passam sempre. Nunca tivemos uma faxina ética do porte que estamos tendo agora", provocou a plateia.

Da ética na política para aquela entendida pelas pessoas na sociedade, o filósofo deixou alguns ensinamentos para o público. "Se  há ética em uma pessoa é porque alguém a ensinou.  Uma sociedade que não ensina ética  é punida pelas ações futuras delas próprias. A virtude da ética não vem de nascença. Aperfeiçoa-se na vida. A ética garante a escolha e a liberdade" aconselhou. E reforçou ao falar sobre coerção e consenso: "Sou livre especialmente quando faço o que não quero. Só eu, ser humano, posso fazer isso."

O jornalista Mauro Costa foi o mediador do debate da palestra. Ao responder algumas questões por meio de perguntas encaminhadas de forma inovadora por meio do whatsapp do Sistema FIEC. Ele elogiou que na véspera do feriado as pessoas estavam refletindo Ética ." Os três auditórios de pessoas, à véspera do feriado, querendo discutir ética. Isso me dá esperança", disse animado.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA