FIEC, Fecomércio e embaixador da Argentina assinam protocolo de criação de Câmara de Comércio

A exemplo da Câmara Brasil-Portugal, a FIEC sediará a Câmara Empresarial de Comércio Argentina Ceará - CEC Argentina – Ceará. O protocolo de intenções para criação da Câmara foi assinado na tarde de segunda-feira (21/8), entre o presidente da FIEC, Beto Studart; o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt; o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños; e o cônsul-geral da Argentina em Recife, Jaime Beserman. Uma agenda de ações dessa nova estrutura começa a ser implementada no 2º semestre, incluindo seminário de oportunidades de negócios e certificação digital e missões empresariais entre os parceiros.

Antes de ser posto em prática esse cronograma, os empresários cearenses da indústria e comércio já foram convidados pelo embaixador a participar da Cúpula das Câmaras de Comércio argentinas no Brasil. O encontro acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro, onde todos terão oportunidade de integrar rodada de negócios com líderes empresariais argentinos a fim de aumentar o comércio e o investimento entre os países.

A Argentina tem interesse em se aproximar dos empresários brasileiros dos ramos de alimentação, biotecnologia, tecnologia e de energia renováveis, por exemplo, além de negociar a chegada de produtos argentinos ao Norte-Nordeste do país por meio de entrepostos comerciais além de portos de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O do Pecém seria o caso.

O presidente da FIEC, Beto Studart, disse que a criação da Câmara estabelece ambiente de negócios e amizade entre o Brasil, Ceará e Argentina. “Somos agora um ponto de convergência geográfica no Nordeste para fortalecer o comércio exterior com argentina”, comemora. O embaixador considera importante a assinatura embrionária da Câmara em uma região muito dinâmica e estratégica no Brasil. “ O Ceará e o Norte e Nordeste do Brasil possuem muitas áreas promissoras em comum no comércio, indústria e turismo. Precisamos agora retirar as intenções do papel e colocar em prática”, ressalta.

Esse foi o primeiro convênio assinado em conjunto entre FIEC e a Fecomércio na área de comércio exterior. “ A partir dessa assinatura estamos buscando que todas ações de comércio internacional da Fecomércio esteja interligado com a indústria do nosso estado e vice-versa”, assinala Gastão.

Comércio exterior Brasil – Argentina – Ceará
Em 2016, os produtos que o Ceará mais vendeu para Argentina foram calçados e combustíveis. Na outra ponta da balança comercial, os produtos que o Ceará mais comprou dos argentinos foram cereais, no caso o trigo para os moinhos, e máquinas industriais. Em valores, os cearenses compram mais da argentina do que esse país do nosso Estado. Quase US$ 135 milhões contra US$ 120 milhões.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA