Embaixador do Chile visita a FIEC para estreitar relações comerciais

Após o setor industrial cearense debater o panorama de investimentos estrangeiros no Estado, com a realização do evento Ceará Global, o presidente da FIEC, Beto Studart, recebeu na tarde de quinta-feira (10/8), o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri. Acompanhado do cônsul do Chile no Ceará, Ednilo Soárez, o embaixador veio estreitar as relações comerciais com o interesse de aumentar o fluxo de investimentos privados do Brasil no Chile e vice-versa. Ele se encontra no Ceará para participar também do 27º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema. Nessa edição, o cinema chileno é homenageado no Festival. Durante o encontro, o embaixador revelou o interesse de realizar um dos quatro seminários da embaixada chilena pelo país, aqui no Ceará.

Chile no comércio internacional
O Chile possui economia aberta e o comércio internacional representa quase 66% do PIB do país. O Chile respeita os termos do livre-comércio e assinou acordos de livre-comércio (ALC) com várias economias importantes, entre elas a União Europeia, os Estados Unidos, a China e a Coreia do Sul. Suas vantagens comparativas no plano econômico (receitas da mineração, setor agrícola competitivo e fora da estação) abrem para ele os grandes mercados do norte do continente, da Europa e da Ásia-Pacífico (e, recentemente, da América do Sul, especialmente o Brasil).

Os três principais parceiros comerciais do Chile são a China, os Estados Unidos e o Japão. O país exporta principalmente cobre (50% de suas exportações), frutas e produtos da pesca (que registram o maior aumento). Os principais fornecedores do Chile são a China, os Estados Unidos e o Brasil. Os principais artigos importados são combustíveis, minerais petróleo, máquinas, veículos e equipamentos elétricos e eletrônicos. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA